Paladar, o “sentido do sabor”: o que é, como é formado e mais!

Você sabe o que é sabor? A verdade é que as papilas gustativas não são tão simples como a maioria das pessoas pensam.

Na verdade, o sentido do paladar é bastante complexo e envolve múltiplos receptores localizados ao longo da boca e não apenas na língua, como a maioria das pessoas acredita.

Cada sensação gustativa tem uma célula receptora diferente

A língua é coberta com milhares de papilas gustativas, cada uma contendo dezenas de células receptoras. As papilas gustativas estão localizadas na língua e na parte de trás da garganta. Parecem pequenas saliências ou pontos, com cerca de 1mm de diâmetro.

Os receptores dentro dessas papilas gustativas reagem a diferentes produtos químicos encontrados em alimentos e bebidas, fazendo com que os sinais sejam enviados deles para várias partes de seu sistema nervoso para interpretação por seu cérebro.

O paladar é um padrão complexo de sensações

O sistema de paladar é mais complexo do que você imagina. O paladar é um padrão de sensações, não uma única sensação. Ele inclui pelo menos cinco sentidos: doçura, amargura, salinidade, luto e umami (o sabor “salgado”).

Estas sensações também podem ser modificadas por outros fatores, como o olfato ou a temperatura.

Coisas doces estimulam um conjunto específico de receptores, enquanto os sabores salgados (umami) estimulam outro conjunto.

Alimentos amargos podem estimular múltiplos tipos de receptores, enquanto alimentos salgados e azedos não têm seus próprios receptores dedicados – eles funcionam alterando temporariamente a forma das próprias papilas gustativas, desencadeando assim outros receptores existentes.

Umami é uma combinação de sal e doce: quando você come algo umamigênico, como tomates ou queijo parmesão, seu cérebro o interpreta como provando tanto salgado quanto doce simultaneamente!

O paladar é sempre igual?

Paladar, o sentido do sabor o que é, como é formado e mais! (Imagem: Engin Akyurt/Unsplash)
Paladar, o sentido do sabor o que é, como é formado e mais! (Imagem: Engin Akyurt/Unsplash)

Então, isso significa que todos os humanos têm quantidades aproximadamente iguais de papilas gustativas? Não!

Algumas pessoas têm mais do que outras com base no gênero ou na constituição genética; os homens tendem a ter menos do que as mulheres porque a testosterona suprime a produção de novas durante a puberdade (e é por isso que muitos homens acham que as mulheres fazem melhores chefs).

Você também pode gostar de ler:
Quantos sentidos tem o corpo humano? Spoiler: são mais do que apenas cinco!

Referência

Fonte: Netto CRS. Paladar – gosto, olfato, tato e temperatura. Fisiologia e Fisiopatologia. São Paulo: Funpec; 2007.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário