Palavra, Vocábulo e Termo: quais as diferenças?

“Palavra”, “vocábulo” e “termo” são utilizados como sinônimos na língua portuguesa, mas será que não há diferença entre seus significados?

“Palavra”, “vocábulo” e “termo” são geralmente utilizados como sinônimos na língua portuguesa, mas será que não tem mesmo diferença nenhuma entre seus significados?

Bom, a resposta é sim, e não: sim, eles são sinônimos, no sentido de significarem quase exatamente a mesma coisa; mas ao mesmo tempo não, porque eles não significam, de fato, exatamente a mesma coisa para a gramática.

Palavra, vocábulo e termo

Palavra, Vocábulo e Termo: quais as diferenças? (Imagem: Cookie_studio/FreePik.com)
Palavra, Vocábulo e Termo: quais as diferenças? (Imagem: Cookie_studio/FreePik.com)

Podemos definir “palavra” como qualquer unidade de sentido completa (principalmente na fala), separada por espaços na grafia.

Podemos considerar “vocábulo” como qualquer palavra considerada pela forma, independente do seu significado.

E, por fim, podemos considerar termo, de forma ainda mais abrangente, como qualquer item que possui alguma função em uma oração.

Entenda melhor as diferenças

Há aqui algumas diferenças: percebam que “palavra” é bem menos abrangente que “vocábulo”, que é ainda menos abrangente que “termo”.

Geralmente, associamos “palavra” a nomes, enquanto consideramos um vocábulo qualquer unidade linguística, o que inclui, artigos, conjunções, pronomes, etc. A palavra “termo” é ainda menos especifica, englobando qualquer elemento oratório.

Há ainda alguns significados metafóricos e atribuídos: por exemplo, “palavra” também pode, em si, significar:

  • Fala, dependendo do contexto;
  • Uma demonstração de sentimentos ou opiniões (Exemplo: Não tenho palavras para descrever esses ocorrido);
  • Licença para falar (Exemplo: no debate, foi dada a palavra)
  • Compromisso de alguém diante a uma declaração, quando acompanhado do verbo possessivo “ter” (Exemplo.: Ela tem palavra.).

Já “termo” pode também significar:

  • Algum conteúdo escrito (Exemplo: como os “Termos de Uso” de algum contrato)
  • o ponto de finalização de algo, até por ter sua origem etimológica na palavra “terminus”, do latim (Exemplo: como em “o termo de uma viagem).

A única palavra que tem seu sentido relacionado puramente à linguística é “vocábulo”.

Por isso, podemos considerar que, embora “palavra”, “vocábulo” e “termo” possam ser utilizados de forma intercambiável na linguagem falada e escrita, existe sim uma diferença sutil entre seus significados específicos para os estudos gramaticais.

Você também pode gostar de ler:
Crônica – O que é? Características, Tipos e Mais!

Referências:

Com informações e definições de Dicio.

Graduada em Letras inglês-português pela UNESP-Araraquara e mestre em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa Estudos da tradução) pela UNESP- São José do Rio Preto. Professora de português e inglês, redatora comercial e tradutora EN><PT, Fui bolsista CAPES na graduação pelo programa Residência Pedagógica, dando aulas de inglês para sexta série da Educação de Jovens e adultos e durante o mestrado, desenvolvendo a pesquisa "Makumba: Uma proposta de Matrigestão Tradutória à Poética de Amiri Baraka", no qual executei as primeiras traduções para o português de poemas selecionadas do livro Black Magic (1969), do autor afro-americano Amiri Baraka. Hoje, atuo como professora de inglês na escola Aliança América e Redatora para WebGo/Gridmídia, bem como desenvolvo projetos como tradutora, redatora e professora de inglês e português freelance para diversas empresas e contratantes particulares.

Deixe seu comentário