Período Misto – O que é? Como ele é composto?

O período misto é o tipo de período que é composto tanto por coordenação, quanto por subordinação. Entenda melhor ele aqui!

O período misto é o tipo de período que é composto tanto por coordenação, quanto por subordinação. Trata-se de um período que possui ambas as formas de relação entre seus elementos, isto é, entre as orações que o constituem.

Para entender melhor, é importante relembrar que:

O período composto apenas por coordenação é aquele em que as orações são sintaticamente independentes, ou seja, ainda fazem sentido quando separadas. Já o período composto apenas por coordenação é aquele em que uma ou mais orações só fazem sentido quando ligadas a uma oração principal, o que significa, portanto, que elas possuem uma relação de dependência sintática.

Portanto, um período misto, que é composto por coordenação e subordinação simultaneamente, é um que possui essas duas relações em sua formação, tanto de dependência quanto independência sintática.

Composição do período misto

Agora, vejamos alguns exemplos para facilitar a sua compreensão:

  • O menino foi à escola e compartilhou o lanche com os colegas que não tinham o que comer.

Aqui, “O menino foi à escola” é uma oração coordenada, bem como “compartilhou o lanche com os colegas”, ou seja, são orações que partilham o mesmo sujeito, mas possuem uma relação de independência, ou seja, tem sentidos completos sozinhas.

Já “que não tinham o que comer” é uma oração subordinada, pois não possui independência sintática das demais orações. Percebe como utilizamos essa estrutura mais do que imaginamos nas nossas falas e textos do dia a dia? Ficou mais claro? Ainda não? Então vamos para outro exemplo!

  • Gostavam de viajar para lugares que tinham belas vistas, mas eram pouco visitados.

Nesse caso, “Gostavam de viajar para lugares” e “mas eram pouco visitados” são as orações coordenadas, que possuem independência sintática. Inclusive, “mas eram pouco visitados é uma oração coordenada adversativa, pelo uso da conjunção “mas”. Já “que tinham belas vistas” é a oração subordinada, que depende das outras para fazer sentido.

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Referências

CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

BECHARA, E. Moderna Gramática

Graduada em Letras inglês-português pela UNESP-Araraquara e mestre em Estudos Linguísticos (linha de pesquisa Estudos da tradução) pela UNESP- São José do Rio Preto. Professora de português e inglês, redatora comercial e tradutora EN><PT, Fui bolsista CAPES na graduação pelo programa Residência Pedagógica, dando aulas de inglês para sexta série da Educação de Jovens e adultos e durante o mestrado, desenvolvendo a pesquisa "Makumba: Uma proposta de Matrigestão Tradutória à Poética de Amiri Baraka", no qual executei as primeiras traduções para o português de poemas selecionadas do livro Black Magic (1969), do autor afro-americano Amiri Baraka. Hoje, atuo como professora de inglês na escola Aliança América e Redatora para WebGo/Gridmídia, bem como desenvolvo projetos como tradutora, redatora e professora de inglês e português freelance para diversas empresas e contratantes particulares.

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