Por que a Primeira Guerra Mundial foi considerada uma “Guerra de Movimentos”?

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito entre potências no começo do séc. XX. Por um tempo, foi considerada uma Guerra de movimentos.

A Primeira Guerra Mundial foi um grande conflito entre potências no começo do século XX. Só que, por um determinado período, foi considerada também uma Guerra de movimentos. Veja na sequência as razões para esta nomenclatura.

O que foi a Guerra de Movimentos?

A Guerra de movimentos foi a chamada primeira fase da Primeira Guerra Mundial. Aconteceu entre agosto e novembro de 1914

Este período ficou conhecido dessa forma porque envolveu muitas movimentações de tropas, com ataques rápidos

Primeiramente, os alemães invadiram a Bélgica. Em seguida, eles chegaram até os arredores de Paris. As tropas depois se posicionaram no Rio Marne, no qual ocorreu a primeira grande batalha, envolvendo pelo menos dois milhões de soldados. Foi um momento em que os franceses conseguiram contar os avanços alemães.

Russos x Alemães

Ainda neste período ocorreu a batalha de Tannenberg. Trata-se de uma região ao norte da Polônia. Foram mais de 300 mil soldados envolvidos em um conflito entre Rússia e Alemanha.

Em maioria, os alemães se beneficiaram também da situação precária dos russos e conquistaram a vitória. Ganharam também no combate ocorrido nos lagos Massurianos, também na Polônia.

Movimentos na Ásia e na África.

A Guerra de movimentos também aconteceu na Ásia e na África. No primeiro, o Japão reivindicou colônias alemãs no Pacífico, enquanto França e Grã-Bretanha investiram em uma tentativa de expansão no Continente africano. 

Novas ofensivas

O exército alemão também conseguiu avançar no noroeste da França. No entanto, após a batalha de Marne, as tropas foram contidas. O exército belga também conseguiria segurar o avanço alemão na batalha de Yser.

Só que devido, a essas ofensivas da Alemanha, o Governo Francês decidiu abandonar Paris e transferiu a capital para Bordeaux.

Porém, a Alemanha não tinha mais condições de arcar com novos ataques. Com isso depois veio uma nova fase com a Guerra de Posições, também conhecida como Guerra das Trincheiras.

Você também pode gostar de ler:
Por que a Alemanha foi considerada culpada pela Primeira Guerra Mundial?

Referências

Com informações de Universidade de Passo Fundo e PUC Goiás.

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário