Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Conhecido como o grupo do qual os vegetais estão incluídos, o Reino Plantae, geralmente, é estudado por meio de briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. São seres pluricelulares e eucariontes.

As plantas são divididas entre criptógamas – que não têm flores e estrutura reprodutora pouco visível – e fanerógamas – que têm flores e parte reprodutora visível.

Está com dúvidas sobre esse reino e quer ficar por dentro do assunto? Veja, aqui, informações completas sobre esse assunto e muito mais.

Reino Plantae: o que é?

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Também chamado de Reino Vegetal, possui organismos que são autótrofos, ou seja, que produzem o seu próprio alimento por meio do processo de fotossíntese, além de serem clorofilados.

A sua alimentação acontece pelo contato com o sol, assim sendo chamados de fotossintetizantes. A clorofila – que dá a coloração verde às plantas – fica nos cloroplastos.

As plantas são consideradas a base da cadeia alimentar, chamadas também de produtores. São matéria orgânica e servem de alimento para seres heterótrofos. Ou seja, assim como outros reinos, a vida no planeta seria impossível sem o Reino Plantae.

Principais características do Reino Vegetal

  • Eucariontes: têm núcleo organizado;
  • Autótrofos: possuem o próprio alimento;
  • Fotossintetizantes: produzidas pela fotossínteses;
  • Pluricelulares: têm mais de uma célula;
  • Células formadas por vacúolos, cloroplastos e celulose.

Como é a estrutura das plantas?

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e DivisõesAs plantas possuem:

  • Raiz: fixa e alimenta a planta;
  • Caule: sustenta e transporta os nutrientes;
  • Folhas: responsáveis pela fotossíntese;
  • Flores: realizam a reprodução;
  • Frutos: protegem as sementes.

As plantas também são divididas entre angiospermas e gimnospermas, além de que os vegetais são separados por briófitas e pteridófitas. Leia a diferença e as informações sobre cada um, abaixo.

Classificação do Reino Plantae

As plantas são separadas entre vasculares e avasculares:

  • Vasculares: pteridófitas, gimnospermas e angiospermas;
  • Avasculares: briófitas.

Vasculares

Pteridófitas

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Maiores que a briófitas, são plantas terrestres, de grande porte e que vivem em locais com mais umidade. Algumas espécies são, por exemplo samambaias, avencas e xaxins.

Elas possuem vasos condutores de seiva, raízes, caule e folhas. O processo de reprodução também é sexuado e, posteriormente, assexuado.

Gimnospermas

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Composto por várias árvores e arbustos com portes diferenciados, são plantas vasculares – que têm vasos condutores de seiva -, além de raiz, caule, folhas e sementes. Os exemplos mais lembrados de gimnospernas são: sequoias, araucárias e pinheiros.

A reprodução é sexuada, na qual a fecundação acontece nos órgão femininos pelo pólen, produzido pelos órgãos masculinos e pelo auxílio da natureza (vento, chuva, pássaros).

Diferente das angiospermas, as sementes têm camadas nuas, ou seja, não são envolvidas por ovário ou por capa protetora.

Angiosperma

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Plantas vasculares, elas habitam lugares diferentes e têm várias formas e tamanhos. São o maior grupo vegetal do mundo: aproximadamente 200 mil espécies, diferenciando-se porque suas sementes são guardadas dentro do fruto. Sua reprodução é sexuada, sendo que a fecundação acontece pela presença do pólen masculino.

Avasculares

Briófitas

Reino Plantae: Organização, Como Funciona e Divisões

Conhecidas como plantas de pequeno porte porque não têm contato direto com o sol, costumam habitar ambientes úmidos, normalmente entre os musgos.

A reprodução desse tipo de planta acontece pela metagênese, na fase sexuada, com a produção de gametas, e  na fase assexuada, com a produção dos esporos.

Não possuem vasos condutores de seiva, o que as diferencia dos demais grupos vegetais. O transporte de nutrientes ocorre por um processo lento de difusão das células.

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content