Rochas sedimentares: o que são? Formação e Tipos

Tipo de rocha constituída de sedimentos, elas são feitas a partir de vários pedaços de rocha, lama e matéria orgânica, além de que, em alguns casos, podem ser constituídas de restos vegetais e animais.  Quando essa matéria é movimentada e acaba sendo acumulada em determinado lugar, exposta aos efeitos do tempo – seja o frio ou calor -, acontece o processo chamado de diagênese ou de litificação, transformando o que era sedimento em rocha.

Os lugares em que mais acontece esse efeito são nos lagos, nas baías, nas lagunas, nos estuários, nos deltas e, também, no fundo do oceano. Essas rochas são onde mais se encontram restos de fósseis, além de que  ainda há uma camada fina de crosta terrestre, chegando a cerca de 75% das rochas que são expostas na superfície.

Processos de formação

Rochas sedimentares: o que são? Formação e tipos

As rochas sedimentares surgem da junção de vários sedimentos, porém são divididas entre:

  • Sedimentogénese: acontece pelo processo de meteorização, erosão, transporte e sedimentação. É um efeito simples, que começa com a quebra das rochas, a remoção dos sedimentos, o deslocamento deles e a deposição e junção desses sedimentos;
  • Diagênese: acontece depois da sedimentogénese e possui vários processos químicos (entre eles compactação e cimentação), que geram a junção dos sedimentos e, consequentemente, a formação das rochas sedimentares.

A compactação é feita por várias camadas de sedimentos alojadas em cima de outras. Desse modo, o peso e a pressão das camadas de cima agem compactando as rochas dispersas. Depois, acontece a cimentação, em que as camadas se unem e formam, então, as rochas.

Rochas sedimentares: mais informações

Rochas sedimentares: o que são? Formação e tipos

O tipo mais comum é a clástica ou mecânica, referente ao processo já explicado. Porém, há outro tipo sedimentar conhecido como predominantemente orgânico, principalmente pela litificação dos restos orgânicos, como é o caso do carvão. O processo é o mesmo que das rochas sedimentares clásticas, mas tem o nome de rocha sedimentar orgânica.

Existe, ainda, o tipo que advém da precipitação dos elementos químicos, como é o caso do carbonato de cálcio ou da halita (vulgarmente chamado de sal de cozinha), sendo que, em sua maioria, são dissolvidos na água de rios, lagos, mares e outros, precipitando-se por meio da evaporação da água. Esses tipos de rochas são chamados de sedimentares químicas.

Por fim, é possível encontrar outros tipos que levam em conta o material formador das rochas, sendo esses:

Rochas sedimentares detríticas/clásticas

Composta, principalmente, pelo detrito de outras rochas, ela acontece por meteorização. Elas existem em duas formas:

  • Não consolidadas: depósitos de balastros, areias, silites e argilas;
  • Consolidadas: formadas pela consolidação dos mesmos sedimentos detríticos da diagênese.

Rochas sedimentares quimiogénicas/químicas

Advindas do processo de precipitação de minerais em solução, nessa categoria encontramos o calcário, o gesso e também o sal-gema.

Rochas sedimentares biogênicas/orgânicas

Formadas por sedimentos de origem biológica, são restos de seres vivos ou da ação deles. Alguns dos exemplos desses tipos de rocha são o calcário e o carvão.

As rochas sedimentares são utilizadas, em larga escala, pela indústria de construção civil, isso sem falar naquelas que originam petróleo e hidrocarbonetos, importantes para a economia mundial. Essas rochas também são estudadas na paleontologia, como fonte de informação sobre vidas passadas.

Outros tipos de rochas

Rochas sedimentares: o que são? Formação e tipos

Existem outros tipos de rochas além das sedimentares, entre elas:

  • Rochas magmáticas: as mais antigas do planeta, são formadas pelo endurecimento do magma terrestre;
  • Rochas metamórficas: as mais novas no planeta, são formadas pela mutação de alguns minérios.

[CONFIRA, TAMBÉM, O CONTEÚDO COMPLETO SOBRE INTEMPERISMO!]


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://www.ucp.pt/site/resources/documents/FE/Fichas%20das%20Disciplinas/Engenharia-2

http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/1212


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply