Tecido Muscular – O que é? Característica, Composição e Exercícios Resolvidos

Em geral, os animais são formados por quatro tecidos diferentes, cada qual com sua função, sendo eles: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.

Eles são um conjunto de células especializadas para manter o organismo em funcionamento. Dentre eles, o tecido muscular é responsável pelo movimento externo e interno do organismo, como os batimentos cardíacos.

Este tecido forma os músculos que, em humanos, podem corresponder a até 50% do peso de um adulto e abranger cerca de 600 músculos diferentes.

Confira, abaixo, mais detalhes sobre este tecido em seres humanos.

O que é o tecido muscular?

Tecido muscular

Tecido muscular é aquele que compõe os músculos dos animais, sendo formado por células longas e estreitas, conhecidas como fibras.

Características do tecido muscular

O tecido muscular apresenta:

  • Contratilidade: capacidade de se contraírem entre 50% e 70% do tamanho original, encurtando suas fibras;
  • Extensibilidade: capacidade de aumentar o seu tamanho;
  • Elasticidade: é a capacidade de o tecido muscular retornar ao tamanho original depois de se estender ou contrair;
  • Excitabilidade: capacidade de responder rapidamente a um estímulo para realizar movimento por meio do neurotransmissor acetilcolina;
  • Condutibilidade: oposto da excitabilidade, sendo capaz de conduzir estímulos.

Composição

É um tecido bastante vascularizado e interligado com o sistema nervoso. É formado por fibras musculares, que são células especializadas alongadas, podendo ter um ou mais núcleos, e contém proteínas contráteis, miosina e actina. São estas proteínas que deslizam umas sobre as outras para realizar movimento, consumindo ATP (energia).

O tecido muscular é dividido em:

  • Estriado
    • Esquelético: corresponde à maior parte de músculos do corpo humano, estando ligado ao esqueleto pelos tendões. A contração é voluntária (é preciso desejar que ela ocorra), rápida e forte. Possui quantidade elevada de miosina e actina, que juntas recebem o nome de miofibrilas;
    • Cardíaco: é encontrado apenas no coração. Sua contração é involuntária, ocorrendo independentemente de nossa vontade, e é uniforme.
  • Liso: é encontrado nos outros órgãos, como bexiga, intestino e pulmões. Sua contração também é do tipo involuntária, e é lenta e fraca. O formato das células deste tecido é fusiforme e monoclueada, com apenas um núcleo central.

Tecido muscular

[PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA O TEXTO SOBRE SISTEMA MUSCULAR]

Exemplos

Confira alguns exemplos de músculos encontrados em seres humanos:

  • Cabeça: músculo temporal, localiza-se na mandíbula e participa da mastigação, elevando e retraindo a mandíbula, e também auxiliando na fala;
  • Tronco: trapézio. Localizado entre as costas e o pescoço, é um dos músculos mais trabalhados pelos homens que treinam em academia. Ele é responsável pela rotação da escápula;
  • Membro superior: bíceps braquial. Localizado no braço anterior, inserido pelo cotovelo. É outro músculo que pode ser definido com a prática de exercícios físicos, sendo bastante conhecido. Sua função é rotacionar o antebraço e fazer a articulação do cotovelo;
  • Membro inferior: músculo tríceps sural. É um conjunto de músculos localizados na porção posterior da coxa e da panturrilha, sendo também bastante trabalhado em academias.

Exercícios resolvidos

1. (UFPI) Que tipo de músculo é responsável pela peristalse ao longo do trato digestório?

a) Cardíaco

b) Voluntário

c) Liso

d) Estriado

e) Esquelético

Alternativa “c”. O tecido muscular liso apresenta contrações involuntárias e é encontrado no trato digestivo.

2. (UNIRIO) É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma, encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.

Essa é a descrição do tecido:

a) epitelial

b) conjuntivo

c) muscular estriado cardíaco

d) muscular não estriado

e) muscular estriado esquelético

Alternativa “c”. O tecido muscular estriado cardíaco apresenta esta descrição.

3. (UFV) Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas:

I – O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano.
II – O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas.
III – O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteroides anabolizantes.

Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
a) apenas II e III estão corretas.
b) apenas I está correta.
c) apenas II está correta.
d) I, II e III estão corretas.
e) apenas I e II estão corretas.

Alternativa “b”.  Pois a musculatura dos glúteos e das coxas é constituída de tecido muscular estriado esquelético. O tecido muscular estriado cardíaco é de contração involuntária, mas o uso de anabolizantes pode ocasionar hipertrofia cardíaca, que pode permanecer até um ano após o desuso.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply