Vasco – O que é? Significado, Sinônimos, Antônimos, Rimas e Exemplos

O significado de vasco é uma denominação castelhana para o País Basco.

Informações sobre a palavra

  • Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino;
  • Separação silábica: vas-co;
  • Plural: vascos;
  • Número de letras: 5;
  • Número de vogais: 2 (a, o);
  • Número de consoantes: 3 (v, s, c);
  • Origem da palavra: vasco vem do Espanhol vasco, derivado do Latim vasco, cuja raiz é basca e aquitaniana eusk.

Definição de Vasco e Significados

Vasco é um termo bastante utilizado para designar uma região conhecida como País Basco, localizada junto ao Golfo da Biscaia – espaço que é tanto espanhol quanto francês.

Essa região histórico-cultural se destaca por ser a residência dos bascos (ou vascos). Sua localização mais exata é ao extremo norte da Espanha e extremo sudoeste da França, sendo banhada pelo Golfo da Biscaia e cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus.

Apesar do nome (País Basco), o território não é realmente um país independente, mas uma área de 20 mil quilômetros quadrados.

O povo vasco/basco está estabelecido nesta região há mais de 4 mil anos, e ainda conserva a grande maioria de seus aspectos culturais originais, em especial o nacionalismo e o idioma.

Outro significado para a palavra “vasco” é justamente a referência à língua utilizada no País Basco, sendo que ela não possui origem indo-europeia.

Como substantivo, Vasco é um nome masculino muito comum em Portugal, mas também pode ser encontrado no Brasil (em menor quantidade), até mesmo em nomes compostos, como: “Vasco José”, “Vasco Antônio” ou “Vasco Miguel”.

Por provavelmente significar “corvo”, o nome, quando escolhido para uma criança, tende a remeter à astúcia, à sabedoria e à metamorfose, simbologias referentes ao animal.

Entre as personalidades mais famosas com esse nome, destaca-se Vasco da Gama, importante explorador português, responsável por descobrir o caminho marítimo para a Índia, favorecendo, assim, a expansão e o desenvolvimento de Portugal durante as Grandes Navegações.

Na época, essa foi a viagem oceânica (da Europa até a Índia) mais longa até então realizada, superando uma volta completa ao mundo pelo Equador.

Como mencionado no início deste texto, a origem da palavra vasco vem do Espanhol vasco, derivado do Latim vasco, cuja raiz é basca e aquitaniana eusk.

No entanto, essa origem é duvidosa, pois outros estudiosos acreditam que seu étimo tenha surgido do Espanhol medieval valasco/Velasco, que possivelmente signifique “corvo”.

Outra possível etimologia para a palavra vem do nome dado ao povo europeu derivado de Bsac-hos, que quer dizer “povo serrano” ou de baso-coa, que é “natural da floresta”.

Vasco no Futebol

Club de Regatas Vasco da Gama, também conhecido apenas como Vasco, é uma entidade voltada à prática esportiva, fundada em 21 de agosto de 1898, no Rio de Janeiro.

O nome do clube foi em homenagem ao navegador português Vasco da Gama.

Suas cores são o preto, o branco e o vermelho, também presentes na bandeira do clube Vasco que ainda conta com a cruz de malta, símbolo maior do time.

A bandeira está estilizada com uma faixa diagonal branca, que parte do canto superior do lado esquerdo, enquanto a cruz de malta, em vermelho, está ao centro. No canto superior direito, oito estrelas douradas estão dispostas em duas fileiras horizontais (quatro estrelas cada).

Essas representam o Campeonato de Terra-e-Mar Invicto de 1945, os quatro Campeonatos Brasileiros conquistados (nos anos de 1974, 1989, 1997 e 2000), além dos dois Campeonatos Sul-Americanos conquistados (em 1948 e 1998) e a Copa Mercosul de 2000.

O estádio oficial deste clube é o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como Estádio de São Januário, inaugurado em 1927.

Exemplos com a palavra Vasco

“O Vasco protocolou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda-feira o pedido de impugnação da derrota para o Grêmio, no sábado, por 2 a 1, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro” (ESPN, 15/07/2019).

“Ainda sobre a situação fora de campo do Vasco, Luxemburgo subiu o tom quando perguntado sobre os problemas financeiros vividos pelo clube” (Jornal O Globo, 04/07/2019).

“A brincadeira de um pequeno torcedor do Vasco chamou a atenção nas redes sociais de um jeito muito divertido” (R7, 10/07/2019).

Sinônimos de Vasco

O sinônimo de Vasco é Basco.

Antônimos de Vasco

Não existem antônimos para a palavra “vasco”.

Rimas com a palavra Vasco

Certas palavras possuem a mesma terminação de “vasco” e, por isso, são consideradas rimas, afinal a sonoridade delas é similar ou até igual. Confira quais são as rimas de “vasco”:

  • Asco;
  • Basco;
  • Carrasco;
  • Casco;
  • Chasco;
  • Churrasco;
  • Damasco;
  • Fiasco;
  • Frasco;
  • Penhasco;
  • Tasco.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content