Animais vertebrados – O que são? 5 subfilos de animais vertebrados

Cientificamente falando, os animais são divididos em duas grandes classes, sendo uma delas a dos vertebrados. Mas, o que seria, especificamente, um animal vertebrado? Confira, aqui no Gestão Educacional, o que isso significa!

O que são animais vertebrados

animais vertebrados

Os animais vertebrados são aqueles que possuem vértebras, isto é, ossos que formam a coluna vertebral. Eles são divididos em cinco subfilos: peixe, réptil, anfíbio, ave e mamífero.

Esses subfilos apresentam características em comum, além da presença da coluna vertebral. O sistema nervoso central desses animais, por exemplo, é composto de medula espinhal e cérebro.

Já o sistema muscular tem estrutura estriada esquelética, lisa e cardíaca. Além disso, seus órgãos possuem tecidos nervoso, muscular, vascular, epitelial e conjuntivo. No que se refere à respiração, ela é feita via brânquias ou pulmões.

5 subfilos de animais vertebrados

1. Peixe

O peixe é um animal vertebrado, com característica aquática e respiração branquial (consegue sobreviver dentro da água). Existem vários tipos de peixes e de tamanhos diversos, podendo atingir até 20 metros.

Essa é uma categoria animal que vive em oceano, rio, pântano, lago ou açude, alimentando-se de algas ou outros animais do seu mesmo habitat, principalmente.

Entre os principais exemplos de animais dessa categoria estão tubarão, peixe palhaço, cavalo marinho, sardinha, bacalhau, atum, lampreia, mixina, raia, entre outros.

2. Réptil

serpente vertebrado

Na categoria dos répteis estão animais que possuem pele com escamas, também chamada de carapaça. A respiração desses seres vivos é realizada, invariavelmente, por pulmão.

Outra característica marcante dos répteis é que eles não enxergam bem, porém possuem olfato extremamente aguçado, o que permite sentir cheiro e gosto de maneira mais apurada. Algumas espécies, inclusive, têm audição.

Além disso, quase todos os répteis são carnívoros, o que significa que têm um sistema digestivo completo e, predominantemente, terrestres, embora costumem viver perto da água.

Curiosamente, os répteis nascem de ovos, portanto, são ovíparos. Ademais, não têm temperatura corporal regular e sempre estão em busca do calor externo. Por isso, são bastante comuns em países tropicais e quentes.

Na lista de exemplos tradicionais de répteis estão animais como camaleão, cobra, lagarto, jacaré, crocodilo e quelônios (tartarugas, cágados e jabutis, por exemplo).

3. Ave

As aves são uma categoria de animais que chamam a atenção por serem endotérmicos, o que significa que conseguem manter uma temperatura corporal constante, devido à elevada taxa metabólica ou pela troca de calor com o ambiente.

Outras características marcantes das aves são seu corpo totalmente coberto por penas, presença de bicos, patas e asas, sendo que a maioria das espécies voa.

Além disso, as aves têm capacidade de cantar, que é garantida pela siringe, órgão que possibilita a produção e emissão de sons. Tal habilidade é comumente utilizada pelos machos para atrair as fêmeas.

Entre os exemplos de aves estão galinha, pinguim, beija-flor, papagaio, avestruz e corvo. Existem, ainda, espécies que estão em extinção, como condor da Califórnia, andorinha das chaminés e periquito de Norfolk.

4. Mamífero

Mamíferos são animais que possuem glândulas mamárias. No caso das fêmeas, essas glândulas produzem leite para alimentar seus filhotes. Além disso, esses seres vivos se caracterizam por terem pelos.

Todos os mamíferos são endotérmicos e mantêm a temperatura corporal constante, o que é possível porque sua pele é composta de duas camadas, a derme e a epiderme, nas quais estão glândulas sudoríparas e sebáceas, que regulam a temperatura.

Os mamíferos podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros, possuem sistema digestivo completo, bem como respiração pulmonar e sistema nervoso complexo, especialmente em comparação com outras categorias de vertebrados.

Atualmente, há mais de 5 mil espécies de mamíferos, entre eles seres humanos, cachorro, macaco, gato, cavalo, onça, boi, leão, golfinho, baleia, urso polar e morcego.

5. Anfíbio

saco vertebrado

Os anfíbios se caracterizam por terem pele úmida e lisa, sem pelos, escamas ou plumas. Outra diferença marcante desses animais é seu ciclo de vida duplo: eles nascem na água e vivem na terra.

Quando estão em ambientes aquáticos, realizam respiração branquial. Ao passarem pela metamorfose para anfíbios, realizam respiração pulmonar e cutânea.

O sistema nervoso tem o encéfalo como principal órgão. Ademais, anfíbios apresentam boa capacidade visual e de tato. Seus sistemas olfativo e gustativo também são eficientes.

Excelentes exemplos de anfíbios que podem ser encontrados com relativa facilidade na natureza são salamandra, sapo, perereca, rã e cobra-cega (animal sem patas).

[CONFIRA TAMBÉM: REINO MONERA]

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário