Mutação Genética – O Que É? Como Ocorre? Quais as consequências?

Todo mundo já ouviu falar de mutação pelo menos uma vez na vida, seja em filmes, na escola, em conversas ou qualquer outro lugar. Muitas vezes, ela é entendida de uma maneira negativa, na qual as pessoas costumam pensar que mutações só servem para prejudicar o organismo ou fazer nascerem organismos bizarros. Mas, sem ela, não estaríamos onde estamos hoje.

Entenda melhor sobre esse assunto tão polêmico entre as pessoas e, até mesmo, no meio científico. Aprenda sobre as diversas formas que as células ou um organismo podem sofrer e obtenha todas as informações sobre o assunto:

O que é mutação?

A mutação é um procedimento que ocorre quando o material genético sofre transformações nos nucleotídeos, uma metamorfose naquele organismo. Ela pode ser benéfica ou maléfica aos seres vivos, sendo a grande responsável pelas diversas formas de vida do planeta, já que se não houvesse a combinação e alteração genética não haveria a evolução da humanidade.

mutação genética

Para ser uma mutação, ela deve não pode apresentar a característica da hereditariedade, ou seja, vinda de antepassados, apenas surgindo de forma espontânea, mudando alguma característica física ou no funcionamento do organismo diferente do que já existia.

Tipos de mutação

A mutação genética pode acontecer em qualquer célula do corpo, desde somáticas, que compõem órgãos, pele e outros, ou mesmo nas germinativas, gametas femininos e masculinos – nos seres humanos, óvulo e espermatozoide. Ela pode ocorrer durante a replicação das células do corpo, fazendo com que a cópia do DNA da nova célula não seja idêntico ao original.

A diferença entre as duas está no impacto que elas causam às linhagens futuras de vida. Isto é, uma mutação de linhagem germinativa transpassa a característica adquirida na mutação para seus descendentes. Por sua vez, as mutações somáticas não são transmitidas na linhagem sucessora, ocorrendo apenas no indivíduo. Quando algum ser vido nasce com uma modificação em seu DNA, sem que seus pais a tenham, ela é então chamada de mutação. As partes afetas pelo processo independem do fato de como a alteração genética ocorreu.

Os 3 principais tipos de mutação são:

  • Mutações Gênicas – ocorrem em alguns trechos do DNA;
  • Mutações cromossômicas – acontecem em sequências inteiras de cromossomos, podendo ser:
    • Mutação numérica – muda a quantidade de cromossomos, aumentando-a ou diminuindo-a;
    • Mutações estruturais – provoca uma alteração na sequência dos genes.

Descoberta

A descoberta dessa modificação no DNA ocorreu acidentemente por Hugo de Vries, quando ele estudava plantas, percebendo que algumas mudas produziam novas características que não eram encontradas nos seus ancestrais. Hugo também descobriu que as características eram passadas para os descendentes e que ocorriam de forma espontânea e imprevisível.

mutação no dna

Esse foi o primeiro grande passo para entender de fato como ocorre a evolução, a diferenciação de características aos entre indivíduos da mesma espécie e os vários ramos da ciência.

Por que a mutação acontece?

Os seres vivos sofrem mutações constantemente, de forma espontânea, devido ao erro na cópia do material genético durante a divisão celular ou hipermutação somática – que acontece quando as células se modificam para se adaptarem a invasões de vírus e outros micro-organismos. Algumas causas ocorrem de modo não natural, como é o caso da exposição ao raio gama, ao raio-x, a outros tipos de radiação ionizante, aos vírus ou aos mutagênicos químicos.

Elas podem acontecer de maneira benéfica ao organismo, para suprir necessidades, ou prejudicial. Há, também, uma terceira possibilidade da mutação que não provoca nada, considerada mutação silenciosa – o DNA sofre alterações, mas em partes que não produzem nenhum tipo de proteína.

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content