Ceticismo – O que é Uma Pessoa Cética? No que ela Acredita? Ideologias

O ceticismo é uma corrente de pensamentos e ideologias bastante popular, abrindo diversos questionamentos para seus seguidores. Apesar de popular e recorrente em todo o mundo, muitas pessoas não sabem definir e entender com exatidão exatamente a corrente de pensamentos que lhes é pregada.

Para saber mais sobre, continue lendo o texto, veja como ele foi fundado, quais as mudanças propostas pela ideologia e sua influência na sociedade.

Sobre o ceticismo

O ceticismo foi fundado por um filósofo grego chamado Pirro (318 a.C.-272 a.C.), tendo a sua teoria sido fundamentada no fato de que o homem não tem habilidade e conhecimento o suficiente para obter as respostas para tudo, seja uma verdade ou um conhecimento absoluto. A palavra cético tem origem grega em sképsis, que significa “exame”, “investigação”.

corrente de pensamento cética

A corrente propunha não uma resposta, mas a dúvida. Ou seja, um cético está sempre se questionando e duvidando das coisas, quebrando dogmas e considerando alguns pontos indiscutíveis às discussões, por exemplo, nas religiões.

O cético não acredita em nada metafísico, religioso ou em dogmas pregados. Tudo aquilo que lhe é apresentado como verdade pode e deve ser questionado. Para provar suas ideias, ele usa o pensamento crítico e o método científico, porém, não é necessário o envolvimento da ciência, o empirismo, como conhecimentos exigidos.

Característica

o que é ceticismo?

Existem dois tipos de ceticismo, o Absoluto e o Relativo:

  • Absoluto – acredita que os sentidos enganam, por esse motivo, nenhuma verdade é de fato uma verdade e nem é possível conhecê-la. Tudo não passa apenas de ilusão;
  • Relativo – acredita que não é impossível conhecer a verdade, negando em partes o conhecimento, mas aceitando que existe uma probabilidade de verdade. É utilizada em correntes como pragmatismo, relativismo, probabilismo e subjetivismo.

Mas, em geral, o ceticismo compartilha de algumas características em comum:

  • Duvida da verdade absoluta;
  • Questiona fenômenos metafísicos;
  • Rebate tudo o que lhes é apresentado;
  • Defende a felicidade sem julgamentos;
  • Apresenta neutralidade diante as questões;
  • Questiona dogmas e religiões;
  • Possui desenganadores que desmentem e impedem charlatanismo e falsidade;
  • Confronta religiosos que partem para ataques pessoais ao invés de comprovarem suas crenças;
  • Nega tudo ao invés de questionar (mas só para casos específicos).

Papel na Sociedade

O ceticismo surgiu na filosofia para invalidar teorias, teses e correntes filosóficas cobertas de verdade, as quais não poderiam ser anteriormente questionadas, como o Estoicismo e o Dogmatismo.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply