Ciclo da Água – Ciclo Curto e Ciclo Longo; qual a diferença?

O ciclo da água é o caminho que a água percorre pelo planeta, ou seja, é o movimento entre a atmosfera, a superfície terrestre e os oceanos. Considerando a complexidade do ciclo da água e a ausência ou presença de fatores biológicos, o ciclo da água se divide em: ciclo curto e ciclo longo.

Ciclo curto

Ciclo da Água - Ciclo Curto e Ciclo Longo; qual a diferença? (Imagem: Icallard210/Pixabay)
Ciclo da Água – Ciclo Curto e Ciclo Longo; qual a diferença? (Imagem: Icallard210/Pixabay)

A água se movimenta de um fator abiótico para outro como, por exemplo, na atmosfera. É por meio da evaporação da água em rios e oceanos que se formam as nuvens.

Portanto, podemos dizer que no ciclo curto não há uma interação da água com organismos, e, por isso, um ciclo biogeoquímico não é considerado, já que a água passa apenas pelas esferas terrestres, aquáticas e atmosféricas.

Ciclo longo

O ciclo longo é bem mais complexo que o ciclo curto porque, além da presença dos fatores abióticos, há também os fatores bióticos. Estes fatores englobam organismos que dependem da água para que os processos metabólicos (transpiração e excreção) aconteçam.

Com a evaporação da água dos rios, lagoas e mares, os vapores formados entram na atmosfera e se condensam após atingir as camadas mais altas. Após a condensação, as gotículas de água formam nuvens. Se a temperatura estiver muito baixa, cristais de gelo ou neve podem se formar.

Quando houver nuvens pesadas, haverá precipitação — muitas vezes chamada de chuva — ou, dependendo da temperatura, granizo ou neve. Ao atingir o solo, a água, além de retornar aos rios, lagos e mares, também é utilizada por plantas passivas.

Ao infiltrar-se no solo para formar águas subterrâneas e no caso dos organismos que a consomem, a água retorna à atmosfera por meio da transpiração, respiração, urina e fezes.

Ciclo curto x ciclo longo

A principal diferença é que no ciclo longo a água transita tanto pelos fatores bióticos quanto abióticos. Enquanto no ciclo curto, o circuito da água acontece somente com fatores abióticos, sem que haja a presença de organismos.

Importância do ciclo da água para a manutenção da vida

O ciclo da água é um processo contínuo que garante a disponibilidade da água para todos os seres vivos, por isso ele é vital para manutenção da vida no planeta. Entre as principais funções do ciclo da água, destacamos algumas:
  • Regula o clima da Terra: a regulação do clima controla as temperaturas e a umidade do ar;
  • Mantém o equilíbrio ecológico dos ecossistemas: o ciclo da água mantém os habitats naturais, garantindo a sobrevivência de diversas espécies;
  • Ajuda na purificação da água: o ciclo da água remove as impurezas, por meio da evaporação e da precipitação, e mantém a qualidade da água.

Processos que acontecem durante o ciclo da água

Para garantir o fornecimento constante da água no planeta, vários processos acontecem durante o ciclo da água. Os principais são: evaporação, transpiração, condensação, precipitação e infiltração.

A etapa inicial do ciclo da água é a evaporação. É o momento em que, a energia liberada pelo sol aquece os corpos de água presente nos rios, lagos, mares, etc. Com o aquecimento, a água se transforma em vapor e evapora para atmosfera.

Na segunda etapa do ciclo, a transpiração ocorre quando as plantas descarregam água através de seus estômatos ou poros. O vapor resultante então sobe sendo liberado na atmosfera.

A condensação, a terceira fase do ciclo da água, ocorre quando o vapor de água se transforma em cristais de gelo ou gotículas de água. Este evento ocorre na atmosfera, resultando na criação de nuvens.

A fase final do ciclo da água é a precipitação. Visível na forma de chuva, neve ou granizo, ocorre quando o peso das gotas de água ou cristais de gelo nas nuvens excede a capacidade das correntes de ar de mantê-los no ar, fazendo com que caiam em direção à Terra.

A infiltração é a quinta etapa do processo, em que a água da chuva se infiltra no solo, alimentando as reservas de água subterrânea.

Relação do ciclo da água com o ciclo do nitrogênio

Embora o ciclo da água e o ciclo do nitrogênio possuam formatos diferenciados, eles estão interconectados e são essenciais na manutenção da vida no planeta.

Esta correlação se dá porque a água transporta compostos nitrogenados do ar para a superfície terrestre ao mesmo tempo que atua na transformação do nitrogênio no solo.

Você também pode gostar de ler:
Ciclo da Água – Quais são, como funcionam e exercícios resolvidos

Com informações de: Educação Ambiental em Ação e Ciência e Cultura.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário