Glândulas do Corpo Humano – O que são? Funções, Órgãos e Importância

Muitas das funções desempenhadas pelo corpo humano são estimuladas (ou desestimuladas) por hormônios e outras substâncias. Estas secreções são liberadas por estruturas chamadas de glândulas.

As glândulas são formadas pelos epitélios glandulares, e podem ser constituídas de apenas uma célula, chamada glândula unicelular; ou por várias células, formando glândulas multicelulares.

Todas as glândulas exócrinas e endócrinas, das quais falaremos neste artigo, são multicelulares. O conjunto de glândulas do tipo endócrinas, somado a estruturas que controlam o seu funcionamento, formam o sistema endócrino.

Este sistema é responsável pela liberação de hormônios que controlam diversas atividades no nosso organismo, como a reprodução e o desenvolvimento.

O que são as glândulas?

Glândulas

Glândulas são estruturas que liberam diferentes tipos de secreções no organismo. Elas podem ser do tipo exócrinas ou endócrinas.

  • Glândulas exócrinas: liberam secreções por meio de canais, são constituídas por ductos glandulares e pela parte secretora;
  • Glândulas endócrinas: são aquelas caracterizadas pela produção de hormônios e não possuem ductos glandulares, ou seja, liberam os hormônios diretamente na corrente sanguínea.

Além destes dois tipos, existe uma glândula mista, o pâncreas, que possui uma parte endócrina e uma porção exócrina.

Quais são suas funções?

Confira, abaixo, uma tabela completa com a função das principais glândulas do corpo humano.

Exócrinas

Glândulas

Endócrinas

GlândulasGlândulas

Glândulas

Pâncreas: é uma glândula mista. Responsável pela liberação de insulina e glucacon no sangue (porção endócrina), e suco pancreático no duodeno (porção exócrina). Assim, esta glândula faz parte do sistema endócrino e do sistema digestivo.

Quais órgãos fazem parte

Como vimos na tabela acima, diversos órgãos estão relacionados com a presença das glândulas. No entanto, elas próprias não são órgãos. O pâncreas, por exemplo, é muitas vezes confundido com um órgão. No entanto, ele é uma glândula mista, que fica posicionada atrás do estômago.

Outro órgão que contém glândulas é o cérebro. Nele, encontra-se o hipotálamo, mais especificamente no encéfalo. O hipotálamo é conhecido como glândula mestre, mas não é exatamente uma glândula. No entanto, controla a maior parte das funções da hipófise (esta sim, uma glândula).

Dentre suas funções, destacam-se:

  • Inibição da produção de prolactina;
  • Estímulo para liberação de hormônios da tireoide;
  • Estímulos para secreção de hormônios de crescimento e relacionados à reprodução;
  • Ação sobre a reabsorção de água e a liberação de ocitocina, que é produzido em grávidas.

Outros órgãos que se relacionam com a presença de glândulas são a pele e a boca.

Qual a importância das glândulas do corpo humano?

Como pudemos ver, as glândulas são de extrema importância para o funcionamento do corpo, estando relacionadas principalmente com o sistema nervoso. Elas atuam na reprodução, na digestão e no desenvolvimento do corpo, bem como na formação dos ossos e no sistema cardíaco. Ou seja, basicamente, atuam em todo o organismo.

Por isso, é importante estar atento ao seu bom funcionamento. Problemas no pâncreas, por exemplo, podem levar à deficiência na produção de insulina, provocando a diabetes. Além disso, esse órgão está predisposto a ter outras doenças, como fibrose, pancreatite e até câncer.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply