Hormônios – O que são? Como funcionam? Composição e Exercícios

É muito comum ouvirmos a expressão “É culpa dos hormônios!”, quando uma mulher está chorando ou irritada. Apesar de não ser esse sempre o caso, mulheres são muito mais afetadas pelos hormônios do que os homens. Isso porque elas possuem o ciclo menstrual, ou seja, em um mês as taxas de um ou outro hormônio variam enormemente.

Além da reprodução, inúmeras reações metabólicas do nosso organismo são controladas pelo sistema endócrino. Juntamente com o sistema nervoso, o endócrino libera os hormônios que atuam cada qual sobre um órgão alvo.

Hormônios

O que são hormônios?

Hormônios são mensageiros químicos secretados pelas glândulas endócrinas diretamente na corrente sanguínea e atuam modificando reações metabólicas específicas, como o crescimento celular e o controle da frequência cardíaca.

Composição dos hormônios

De acordo com o tipo de síntese, armazenamento, meia vida, forma de transporte sanguíneo e mecanismo de ação, os hormônios são classificados em:

  • Peptídeos;
  • Esteroides;
  • Aminas;
  • Eicosanoides.

Como funcionam os hormônios?

As células do tecido-alvo contêm receptores específicos que, ao entrarem em contato com o hormônio, provocam modificações na estrutura das células, levando à reação metabólica.

A secreção dos hormônios pode ser regulada por ciclos, como horário do dia ou período do mês ou feedback, ou seja, de acordo com nível da substância no organismo.

Exemplos de hormônios

Confira quais são e quais as funções dos principais hormônios do corpo humano:

HormôniosHormôniosHormônios 

Exercícios resolvidos

1. (UFU-MG) Um determinado hormônio, liberado por uma certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O hormônio e a glândula são, respectivamente:

a)     Somatotrófico, hipófise;

b)     Adrenalina, suprarrenal;

c)     Paratormônio, paratireoide;

d)     Insulina, pâncreas;

e)     ADH, hipófise.

Alternativa “c”. O paratormônio, produzido nas paratireoides, é o hormônio responsável por aumentar o nível de cálcio no sangue.

2. (UECE) Sobre o sistema endócrino, analise as afirmativas abaixo:

I. Os hormônios são produzidos por glândulas endócrinas que se originam no tecido conjuntivo.

II. O hormônio age como mensageiro químico, adaptando-se a receptores celulares específicos. Constitui-se efeito comum da ação hormonal a produção de monofosfato de adenosina cíclico (AMP-cíclico);

III. Todos os hormônios são originados do sistema nervoso, onde são produzidos pelos neurônios. Ex.: os neurônios da tireoide produzem a tiroxina.

A opção que contém apenas afirmativa(s) correta(s) é:

a) I

b) II

c) I e III

d) II e III

Alternativa “b”. A alternativa I está incorreta porque as glândulas endócrinas são formadas a partir do tecido epitelial. Já a III está incorreta porque o sistema nervoso não produz hormônios, sendo responsável apenas pela propagação de estímulos.

3. (Fuvest-2001) Se uma mulher tiver seus ovários removidos por cirurgia, quais dos seguintes hormônios deixarão de ser produzidos?

a) Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).

b) Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estrógeno.

c) Hormônio folículo-estimulante (FSH) e progesterona.

d) Hormônio luteinizante (LH) e estrógeno.

e) Estrógeno e progesterona.

Alternativa “e”. Os hormônios estrógeno e progesterona são produzidos pelo ovário.


Bruna Manuele Campos

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply