O que é Zigoto? Definição, formação e mais!

Um zigoto é o resultado de uma fusão (união) entre um óvulo e um esperma, que resulta em um novo embrião unicelular.

Um zigoto (também conhecido como um óvulo fertilizado) é o produto da união entre um óvulo e um espermatozoide. Ou seja, ele é formado quando um espermatozoide fertiliza um óvulo, momento em que se tem uma célula com todo o material genético necessário para se desenvolver em um embrião.

Entenda o que é zigoto

Um zigoto é o resultado de uma fusão (união) entre um óvulo e um esperma, que resulta em um novo embrião unicelular. O zigoto é considerado o primeiro estágio no desenvolvimento embrionário, seguido por estágios de clivagem, blástula e gástrula.

Formação de Zigoto

O zigoto é o estágio inicial de crescimento de um embrião. É uma única célula que contém os traços genéticos de ambos os pais. Quando se pensa nisso, isso é bastante surpreendente. Para você existir, sua mãe teve que engravidar por meio de um espermatozóide do pai e de um óvulo da mãe – e depois essas duas células se fundiram no que se chama fertilização.

O zigoto é formado após este processo de fusão, o que significa que, neste ponto do desenvolvimento, ainda não existem características de gênero. Ou seja, seus cromossomos sexuais ainda não foram determinados porque ainda são combinações aleatórias sendo selecionadas por acaso a partir dos genes de cada um dos pais.

Quanto tempo leva para formar um zigoto?

O processo de formação de um zigoto para se desenvolver em um embrião e eventualmente em um feto pode levar de cinco a sete dias. O zigoto cresce a um ritmo incrivelmente rápido, e não é raro que ele se torne maior do que o tamanho do óvulo fertilizado original em apenas 12 horas. No quarto dia, já terá um blastocisto – um embrião em estágio inicial que consiste de 100 células ou mais.

Enquanto isto está acontecendo, o corpo está trabalhando duro em outras coisas também:

  • Certificando-se de que a mãe tenha nutrientes suficientes na corrente sanguínea;
  •  Criando líquido amniótico para que o bebê não seque;
  • Preparando o útero para que ele possa dar suporte tanto à mãe quanto à criança;
  •  Formando placenta (que fornece oxigênio e nutrientes) e cordão umbilical (que os transporta).

Você também pode gostar de ler:
Hemozigoto e Heterozigoto – o que são? Características e Exercícios

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário