Países da África – Lista de países e Características

A África é um dos maiores continentes do mundo, atrás apenas da Ásia e da América. É banhado pelo Oceano Atlântico a oeste, ao norte pelo Mar Mediterrâneo, a Leste pelo Mar Arábico e Mar Vermelho, e ao Sul, simbolizada pela Cidade do Cabo, pelo encontro entre os oceanos Atlântico e Índico.

Possui mais de 30 milhões de quilômetros, divididos entre 54 países. Esse é o segundo continente mais populoso, com cerca de 1 bilhão de habitantes. Normalmente, divide-se o continente africano em cinco regiões:

  • África Setentrional;
  • África Ocidental;
  • África Central;
  • África Oriental;
  • África Meridional.

Países da África

Outra forma é dividir o continente tendo como base a questão étnica, sendo, nesse caso, dividido entre África do Norte e África Subsaariana.

[VEJA TAMBÉM: PAÍSES DA AMERICA DO NORTE]

Breve história da África

O continente africano tem uma história riquíssima, vasta diversidade cultural e é considerado o berço da humanidade, pois, segundo a ciência, foi lá que nossa espécie, os homo sapiens, surgiram há milhares de anos.

A civilização egípcia, considerada a mais antiga do mundo, floresceu graças ao rio Nilo, um dos mais extensos rios do mundo, deixando como legado as maravilhosas e misteriosas pirâmides.

O continente também presenciou as lutas entre Cartago e Roma pela supremacia do mundo antigo, além de ter sido a terra natal de Cleópatra e encanto de Alexandre, o Grande, que ali construiu uma grande cidade com seu nome.

Depois, recebeu a forte contribuição étnica e cultural árabe, chamando atenção, por fim, dos europeus.

[VEJA TAMBÉM: PAÍSES DA ÁSIA]

Nível de vida

O continente africano pagou um alto preço pelos séculos de exploração por parte das potências europeias. O resultado disso fez da África o continente mais pobre do mundo, composto de países subdesenvolvidos e com boa parte da população vivendo próxima (ou abaixo) da linha da pobreza. Essa desigualdade é vista mesmo em países que apresentam algum grau de desenvolvimento, como África do Sul ou Egito.

Países da África

Características geográficas

O norte da África, também chamado de África Setentrional, está situado em uma grande área desértica, o Saara, onde fica a região conhecida como Magreb (lugar onde estão localizados os países Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Mauritânia). A população do Norte é majoritariamente de origem árabe e religião muçulmana.

A África Subsaariana é formada por florestas na região central, áreas de savanas e por um pequeno deserto ao sul, o Kalahari. Essa grande área é formada por países de população majoritariamente negra, embora com vasta diversidade étnica e cultural.

[VEJA TAMBÉM: PAÍSES DA OCEANIA]

Países da África

Países da África

Abaixo estão listados todos os países da África, e suas respectivas capitais e população estimada:

Países da África

[VEJA TAMBÉM: PAÍSES DA EUROPA]

Países da África

[VEJA TAMBÉM: PAÍSES DA AMÉRICA CENTRAL E DO CARIBE]

Países da África


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000325.pdf
https://unstats.un.org/unsd/methodology/m49/
https://www.undp.org/content/dam/mozambique/docs.pdf

Blainey, Geoffrey. Uma breve história do mundo. Fundamento. 2007.


Umberto Oliveira

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply