Quem é Romero Britto? Biografia e Lista de Obras do artista

O Romero Britto é o artista plástico vivo mais reconhecido do Brasil, tendo sua lista de obras como um símbolo de contemporaneidade, um misto do pop art e cubismo em figuras com tons vibrantes. A marca de seu nome transmite alegria e aconchego, uma ideia que se tornou tão popular que deixou a bolha da comunidade artística para ganhar palco na vida cotidiana: desde panos de prato até quebra-cabeças.

Por trás dos tons vibrantes e formas geométricas que viraram marca registrada de Romero Britto há a história de um grande artista, um homem que soube não somente criar a sua arte, como também vendê-la. Essa trajetória a gente te conta aqui no Gestão Educacional nos próximos parágrafos.

Biografia de Romero Britto

Romero Franciso da Silva Britto nasceu em 6 de oubtubro de 1963, em Recife, Pernambuco. Sua mãe era dona de casa e o pai policial, numa família grande e pobre. Dada a condição em que viviam muitos de seus familiares morreram antes mesmo de chegar a adolescência. Britto, o número 9 dos 12 irmãos foi o penúltimo que sobreviveu.

O interesse pela pintura começou cedo, aos 8 anos. Como tela usava sucatas, papelão e jornais que coloria com tintas e canetas de cores diferentes. Os esboços, desde pequeno, já tinham cores muito vibrantes.

Por uma influência de vizinhos ingleses que costumava visitar o menino desenvolveu rápido interesse pela cultura internacional, sobretudo a norte-americana. Sempre tentava pronunciar adequadamente as palavras em inglês e tentava incorporar coisas da vivência pop para o seu jeito de ser.

Aos 14 anos, quando vencdeu o seu primeiro quadro apra uma Ogranização dos Estados Americanos é que teve a visão daquilo que gostaria de fazer em sua vida: morar nos Estaods Unidos. Pouco tempo depois, aos 17 entrou para a Universidade Federal de S

Romero Britto nasceu em uma família pobre do Recife, em 1963, tendo, ainda criança, começado a desenvolver seus interesses pela arte e, aos 8 anos, pela pintura em sucatas, papelão e jornais, com o uso de tintas e canetas de diferentes tons esboços que, mais tarde, tornariam-se a sua principal característica como artista. Sobre a sua infância, Romero conta em entrevista à Universidade Federal de São Paulo que usava da arte como um método de distração para a sua realidade de sofrimento:

“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida” – Romero Britto

A primeira exposição do autor aconteceu precocemente aos 14 anos de idade, quando vendeu um quadro para a Organização dos Estados Americanos. O reconhecimento lhe deu asas para pensar mais longe, e foi aí que decidiu que iria um dia morar nos Estados Unidos. No início, aos 17 anos, a ideia era começar fazendo uma universidade – entrou, portanto, no curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco.

Ainda no segundo ano de faculdade trancou o curso determinado de que seu negócio não era com os livres, mas sim ocom o pincel. Fez as malas pouco meses depois de cancelar o curso e decidiu viajar para a Europa numa missão de revelar-se ao mundo.

Em suas viagens, conseguiu expor quadros na Espanha, Inglaterra e Alemanha. Por onde passou trouxe influências de diversos artistas: Pablo Picasso, Matisse, Andy Warhol e outros. Assim, quando voltou ao Brasil seu nome já tinha algum valor no mercado artístico, um sinal de que ele poderia ter sucesso real se continuasse nessa trajetória.

Decidido a realizar seu sonho norte-americano mudou-se para Miami. Por lá foi de tudo: caixa de supermercado, faxineiro, jardineiro. Contudo, sempre que tinha um tempo livre dedicava-se a pintar quadros em ruas conhecidas da Flórida. Os pontos mais movimentados era onde ele estava: Coconut Grove, Steiner Gallery e Bal Harbour, próximo ao lugar que lhe coube desde sempre, junto com as celebridades. A simpatia e habilidade do artista chamou a atenção de famosos, como Berenice Steiner e Robyn Tauber, os nomes que ajudaram a dar decolar o trabalho de Britto.

Até aí ele já havia incorporado de vez o jeito americano de ser, inclusive sendo erradicado no Estados Unidos ao se casar com sua primeira e única esposa, Cheryl Ann. Como fruto do casamento teve um único filho, Brendan Britto. Antes do menino nascer, em 1980, Britto fechou seu primeiro grande contrato, com a Absolut Vodka. Seu traço autoral deveria marcar a embalagem da próxima campanha publicitária da marca.

Romero Britto e Brendan Britto

Romero Britto e Brendan Britto

Romero Britto e Cherryl Ann

Romero Britto e Cherryl Ann

Absolut Vodka, Romero Britto Absolut Vodka, Romero Britto

Depois do convite da Absolut seu nome começou a aparecer na assinatura de vários outros trabalhos, na Pepsi Cola, Disney, Hering, IBM, Grande Manier e outros. Sua fama foi tão rápida e célebre que em menos de cinco anos de trabalho consolidado como artista já tinha obras expostas em várias galerias ao redor do mundo. Impressionantemente, Romero passou a aparecer como um influente, sobretudo entre os artistas. Entre os famosos que adquiriram suas obras está Michael Jackson, Elton John e a princesa Katte Middleton, no palácio de Buckinhang.

Pepsi Romero Britto

Pepsi, Romero Britto

Disney Romero Britto

Disney, Romero Britto

Michael Jackson, Romero Britto

Trabalho Encomendado por Michael Jackson como homenagem às crianças vítimas do atentado de 11 de setembro

Coca-Cola Celebration, Romero Britto

Coca-Cola Celebration, Romero Britto

Atualmente o pintor tem a sua própria galeria de arte, na qual produz a maior parte de suas obras. A Mayfair Shops, nome que deminou o estúdio, fica localizada próxima a Bayside Marketplace, em Miami. Uma filial é dirigida por sua irmã, em São Paulo. Na Flórida, tornou-se embaixador das artes na década de 1990, o que levou seu nome a ser considerado o mais influente da arte brasileira no mundo, e também o artista nacional mais bem pago de todos os tempos.

Ao todo, somam mais de 5 mil obras de Romero Britto espalhadas por mais de 400 países. Acredita-se que tamanho sucesso e grandiosidade revela o brilho por trás de sua marca, a que se dispõem a torná-la atraente, vendá-vel. Em entrevistas, o autor se diverte com as críticas que recebe por ser tão comercial com um sorriso, garante em uma de suas famosas frases de que: “a arte não precisa ser vendida, mas eu vendo”.

Confira uma biografia resumida de Romero Britto com um compilado de entrevistas do autor no vídeo, abaixo:

Biografia Resumida de Romero Britto

 

  • Data de nascimento: 6 de outubro de 1963;
  • Infância: iniciou os trabalhos na arte aos 8 anos, com uso de grafitagem e colorindo produtos recicláveis e sucatas;
  • Adolescência: fez sua primeira venda aos 14 anos, quando começou a desenvolver seu traço;
  • Aos 17 anos entrou para a faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco;
  • Antes de completar o segundo ano de universidade embarcou numa viagem à Europa;
  • Voltou ao Brasil e trancou o curso de Direito;
  • Viajou para os Estados Unidos, onde permaneceu o resto de sua vida;
  • Depois de 3 anos como residente americano casou-se com Cherryl Ann;
  • Em 1980 foi convidado pela Absolut Vodka a fazer uma embalagem de uma linha especial de bebidas;
  • Entre a década de 1980 e 1990 realizou grande parte de seus trabalhos, para famosos e em lugares conhecidos de todo o mundo e abre sua primeira galeria de arte, na Flórida;
  • Na metade da década de 1990 foi convidado para ser o embaixador das artes da Flórida, nos Estados Unidos pelo governador Jeb Bush;
  • No início dos anos 2000 abriu sua segunda galeria de arte, dirigida por sua irmã em São Paulo;
  • Em 2006 ganhou a Mealha Joaquim Nabuco, pela Assembleia Estadual de Pernambuco;
  • Em 2007 inaugurou a exposição Tutankkhamom e a Era de Ouro dos Faraós com uma pirâmide de treze metros de altura, da altura do Hyde Park, em Londres. A obra é considera a maior arte já instalada no Parque Real;
  • Em 2008 sua arte torna-se o principal símbolo das Olimpíadas de Benjin, com o selo postal “Esporte Para Paz”;
  • Em 2009, foi um dos artistas convidados aproduzir a abertura do Supoer Bowl XLI em conjunto ao Cirque du Soleil, evento que é record de audiência na televisão americana;
  • Em 2010 foi o artista oficial da Copa do Mundo, se tornando embaixador da Fifa Brasil;
  • Em 2012 foi reconhecido na apresentação da escola de samba Renascer de Jacapaguá durante o Carnaval no Brasil;
  • Em 2013 foi agraciado pela Medalha Tirandentes, em reconhecido pelo seu tabalho;
  • Em 2016 foi convidado a carregar a tocha olímpica honorária nos Jogos do Rio;

Características da Obra de Romero Britto

A técnica de Romero Britto têm influencias de alguns movimentos artísticos populares, como o cubismo no uso de formas geométricas, o pop arte na alta reprodutibilidade e uso de tons vibrantes. Já nos objetos dos seus desenhos a inspiração está num mundo mágico, alegre que imita as sensações de uma criança.

O autor também tornou-se conhecido por vender trabalhos para campanhas publicitárias de larga escala, como Cola-Cola, Walt Disney, Pepsi e outros.

Lista de obras de Romero Britto

Entre as várias obras primas de Romero Britto está uma série de estátuas, caricaturas, quadros. Todas elas são de valor para a arte contemporânea.

Confira algumas das principais obras do autor:

Madonna, Romero Britto

Madonna, Romero Britto

Carmen Miranda, Romero Britto

Carmen Miranda, Romero Britto

Monacat, Romero Britto

Monacat, Romero Britto

I Love Paris, Romero Britto

I Love Paris, Romero Britto

Night Out - Romero Britto

Night Out – Romero Britto

For You

For You, Romero Britto

Love Blossoms

Love Blossoms, Romero Britto

Happy Cat

Happy Cat, Romero Britto

Britto Garden

Britto Garden

Esculturas

A esculturas seguem o mesmo estilo da pintura, com cores e traços fortes, permitindo que se tornem peças lúdicas e atrativas.

Romero Britto Escultura

Butterfly

Azul, Romero Britto

Azul, Romero Britto

Boomfish, Romero Britto

Boomfish, Romero Britto

The Good Girl - Romero Britto

The Good Girl – Romero Britto

Big Temptation - Romero Britto

Big Temptation – Romero Britto

Críticas e importância das obras de Romero Britto

Internacionalmente, é quase indiscutível a relevância de Roberto Brito para a arte, uma vez que ele ocupa cargos altamente reconhecidos, como o de embaixador das artes no estado da Flórida. Ainda assim, é normal escutar críticas acerca do trabalho do autor.

Na interpretação de alguns estudiosos, o apelo comercial da obra de Brito (presente até em canecas e pijamas) é tanto que lhe tira o glamour e o status. Outros vêm nessa invocação uma demonstração mais sutil da crítica revolucionária de Andy Warhol, o qual utilizava igualmente a reprodutibilidade e proximidade com as empresas para representar a influência dos padrões da indústria cultural nas criações artísticas, movimento esse que ficou conhecido como Pop Art.

O que os estudiosos e pesquisadores pontuam é que Romero deu uma prova mundial de como é possível ser um artista rico, valendo-se de uma estética de fácil assimilação e forte apelo popular. O que diferencia as obras do artista de outros autores contemporâneos é que as de Brito são conhecidas por grande parte da população nacional e internacional, enquanto outros trabalhos permanecem restritos às galerias da arte, nem sempre acessíveis à massa popular. Agora, se isso é bom ou ruim, aí fica a critério do observador.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da história de Romero Britto, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Quem é Romero Britto? Biografia e Lista de Obras do artista

1) Romero Britto é um artista plástico contemporâneo brasileiro nascido em qual região?

  • a) Maceió, Alagoas.
  • b) Recife, Pernambuco.
  • c) Macapá, Amapá.
  • d) Fortaleza, Ceará.

2) Romero Britto demonstrava desde muito cedo um interesse peculiar pelas artes, produzindo suas obras em quais materiais?

  • a) Madeira.
  • b) Gesso.
  • c) Blocos de gelo.
  • d) Sucata.

3) Nas próprias palavras do autor, ele passou a fazer obras de arte pois

  • a) precisava ganhar dinheiro para os seus estudos no exterior.
  • b) via beleza no lixo que poderia ser transformado em arte.
  • c) na sucata via um alívio para a sua condição de família pobre.
  • d) estava sendo ensinado por um professor que usava sucata em suas obras.

4) O estilo vibrante e alegre das obras de Britto, com cores fortes e traços bem demarcados e geométricos fez com que seus trabalhos fossem assemelhados a qual movimento artístico?

  • a) Surrealismo.
  • b) Cubismo.
  • c) Romantismo.
  • d) Gótico.

5) (Adaptado Instituto Gaylussac 2014) As obras de Romero Britto têm uma tendência das artes plásticas que surgiram na década de 50, na Europa, e se evidenciou nos anos 60, nos Estados Unidos, sob influência de artistas ligados ao Dadaísmo e ao Surrealismo. Marque a opção correta acerca do movimento pop art, característico nos trabalhos do autor.

  • a) O movimento artístico pop art explora em suas obras elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo. Andy Warhol (1928-1987) foi um dos mais representativos artistas contemporâneos desse movimento.
  • b) O movimento artístico pop art apresenta em suas obras materiais que fazem parte do cotidiano de uma cultura de massa, demonstrando em suas criações uma reação ao subjetivismo da abstração.
  • c) A pop art critica de forma irônica e cínica o bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo.
  • d) O movimento artístico pop art faz referência, em suas obras, à produção criativa do povo como um produto de consumo.

6) Pelo que Romero Britto foi consagrado pelo mundo inteiro?

  • a) Seu jeito tímido
  • b) Pela sua arte pop
  • c) Sua história de vida
  • d) Sua obra triste

7) É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a:

  • a) Política
  • b) Discriminação
  • c) Democracia
  • d) Publicidade

5 Comentários

  • Fernanda disse:

    pintor Romero de Brito estou à procura do filho dele que está querendo recuperar obra do seu pai por favor entre em contato comigo pelo 71 98790-3301

  • Regina disse:

    …o pior de tudo é que sabendo do talento do artista plástico eu o defendi… Mas fui atacada no face por isso…essas informações são boas…as pessoas o odeiam porque ele é nordestino.

    • Gestão Educacional disse:

      Verdade, Regina. Muitos julgam ele sem conhecer a sua história de vida. Sua arte está muito relacionada à trajetória sofrida pela qual passou.

  • Silvana gonçalves disse:

    Parabéns Romero, gosto muito de trabalhar com as suas obras! meus alunos ficaram fascinados, com o seu estilo.

  • leticia marina desiderio gomes disse:

    Parabéns Romero Britto, adorei trabalhar uma das suas obras, com as minhas crianças de 04 anos.( O abraço )

Deixe seu Comentário

WebGo Content