Romero Britto – Obras, Biografia Resumida e Exercícios!

Romero Britto é um artista plástico contemporâneo brasileiro com grande reconhecimento nacional e internacional. Suas obras mais renomadas são no campo da serigrafia e das esculturas, as quais detêm um estilo contemporâneo, caracterizado por tons vibrantes, uso de formas geométricas e estética alegre.Romero Britto

Biografia resumida

Romero Britto nasceu em uma família pobre do Recife, em 1963, tendo, ainda criança, começado a desenvolver seus interesses pela arte e, aos 8 anos, pela pintura em sucatas, papelão e jornais, com o uso de tintas e canetas de diferentes tons esboços que, mais tarde, tornariam-se a sua principal característica como artista.

A primeira exposição do autor aconteceu precocemente aos 14 anos de idade, quando vendeu um quadro para a Organização dos Estados Americanos. Durante a adolescência, o próprio Romero, em entrevista à Universidade Federal de São Paulo, comenta que utilizava a arte para distrair o pensamento da realidade pobre que vivia..

“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida” – Romero Britto

De fato, o interesse pelas cores mudaria os rumos predestinados do garoto nordestino. Aos 17, teve oportunidade de entrar na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito, no entanto, largou a mão dos estudos ao perceber que o seu negócio não era com os livros, mas sim com o pincel. Em suas viagens, conseguiu expor quadros na Espanha, Inglaterra e Alemanha, de modo que ganhou rapidamente reconhecimento internacional. Quando voltou ao Brasil, seu nome já tinha ganhado outro valor.

Absolut Romero BrittoAté conseguir ganhar dinheiro de verdade com a arte, trabalhou em diversos empregos, por exemplo, como atendente de lanchonete, lavador de carros, ajudante de jardineiro e caixa de supermercado. Foi somente no final da década de 1980 que vislumbrou a fama que suas obras poderiam ter, ao ser aceito em uma galeria em Miami. A partir daí, seus quadros e suas esculturas foram vendidos para o mundo todo.

Rapidamente, Romero Brito tornou-se alvo de propostas comerciais, das quais poucas negou. A principal delas foi a campanha publicitária da Absolut, que o convidou para pintar a garrafa em um projeto dividido com outros artistas pop já bem conceituados, como Kennty Schard ou Ed Rusha.

O apelo popular das pinturas de Brito tornou-se interesse de várias outras marcas (Disney, Coca-Cola, Apple, IBM, Audi, Pepsi, etc), assim, as obras do autor ganharam fama em todo o tipo de produto, desde artigos importados, como bebidas alcoólicas, até chinelos de dedo e guarda-chuvas. Em questão de dez anos,  Romero tornou-se um dos pintores brasileiros mais populares (e ricos) da contemporaneidade.

Conheça um pouquinho mais de perto a personalidade e os pensamentos do artista na breve entrevista feita durante uma exposição do autor, em Miami:

Principais Obras de Romero Britto

As principais características da obra de Romero Britto são as cores vibrantes e os traços bem demarcados e geométricos, fazendo alusão a vitrais.

As técnicas utilizadas pelo autor não fazem uso de profundidade e nem assimetria, o que faz com que seja comparado às estratégias artísticas de Picasso.

Confira algumas das obras do autor:

  • For You

For You

  • Love Blossoms

Love Blossoms

  • Happy Cat

Happy Cat

  • Britto Garden

Esculturas

A esculturas seguem o mesmo estilo da pintura, com cores e traços fortes, permitindo que se tornem peças lúdicas e atrativas.

Romero Britto Escultura

Críticas e importância das obras de Romero Britto

Internacionalmente, é quase indiscutível a relevância de Roberto Brito para a arte, uma vez que ele ocupa cargos altamente reconhecidos, como o de embaixador das artes no estado da Flórida. Ainda assim, é normal escutar críticas acerca do trabalho do autor.

Na interpretação de alguns estudiosos, o apelo comercial da obra de Brito (presente até em canecas e pijamas) é tanto que lhe tira o glamour e o status. Outros vêm nessa invocação uma demonstração mais sutil da crítica revolucionária de Andy Warhol, o qual utilizava igualmente a reprodutibilidade e proximidade com as empresas para representar a influência dos padrões da indústria cultural nas criações artísticas, movimento esse que ficou conhecido como Pop Art.

O que os estudiosos e pesquisadores pontuam é que Romero deu uma prova mundial de como é possível ser um artista rico, valendo-se de uma estética de fácil assimilação e forte apelo popular. O que diferencia as obras do artista de outros autores contemporâneos é que as de Brito são conhecidas por grande parte da população nacional e internacional, enquanto outros trabalhos permanecem restritos às galerias da arte, nem sempre acessíveis à massa popular. Agora, se isso é bom ou ruim, aí fica a critério do observador.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da história de Romero Britto, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Romero Britto – Obras, Biografia Resumida e Exercícios!

1) Romero Britto é um artista plástico contemporâneo brasileiro nascido em qual região?

  • a) Maceió, Alagoas.
  • b) Recife, Pernambuco.
  • c) Macapá, Amapá.
  • d) Fortaleza, Ceará.

2) Romero Britto demonstrava desde muito cedo um interesse peculiar pelas artes, produzindo suas obras em quais materiais?

  • a) Madeira.
  • b) Gesso.
  • c) Blocos de gelo.
  • d) Sucata.

3) Nas próprias palavras do autor, ele passou a fazer obras de arte pois

  • a) precisava ganhar dinheiro para os seus estudos no exterior.
  • b) via beleza no lixo que poderia ser transformado em arte.
  • c) na sucata via um alívio para a sua condição de família pobre.
  • d) estava sendo ensinado por um professor que usava sucata em suas obras.

4) O estilo vibrante e alegre das obras de Britto, com cores fortes e traços bem demarcados e geométricos fez com que seus trabalhos fossem assemelhados a qual movimento artístico?

  • a) Surrealismo.
  • b) Cubismo.
  • c) Romantismo.
  • d) Gótico.

5) (Adaptado Instituto Gaylussac 2014) As obras de Romero Britto têm uma tendência das artes plásticas que surgiram na década de 50, na Europa, e se evidenciou nos anos 60, nos Estados Unidos, sob influência de artistas ligados ao Dadaísmo e ao Surrealismo. Marque a opção correta acerca do movimento pop art, característico nos trabalhos do autor.

  • a) O movimento artístico pop art explora em suas obras elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo. Andy Warhol (1928-1987) foi um dos mais representativos artistas contemporâneos desse movimento.
  • b) O movimento artístico pop art apresenta em suas obras materiais que fazem parte do cotidiano de uma cultura de massa, demonstrando em suas criações uma reação ao subjetivismo da abstração.
  • c) A pop art critica de forma irônica e cínica o bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo.
  • d) O movimento artístico pop art faz referência, em suas obras, à produção criativa do povo como um produto de consumo.

5 Comentários

  • Fernanda disse:

    pintor Romero de Brito estou à procura do filho dele que está querendo recuperar obra do seu pai por favor entre em contato comigo pelo 71 98790-3301

  • Regina disse:

    …o pior de tudo é que sabendo do talento do artista plástico eu o defendi… Mas fui atacada no face por isso…essas informações são boas…as pessoas o odeiam porque ele é nordestino.

    • Gestão Educacional disse:

      Verdade, Regina. Muitos julgam ele sem conhecer a sua história de vida. Sua arte está muito relacionada à trajetória sofrida pela qual passou.

  • Silvana gonçalves disse:

    Parabéns Romero, gosto muito de trabalhar com as suas obras! meus alunos ficaram fascinados, com o seu estilo.

  • leticia marina desiderio gomes disse:

    Parabéns Romero Britto, adorei trabalhar uma das suas obras, com as minhas crianças de 04 anos.( O abraço )

Deixe seu Comentário

WebGo Content