Romero Britto – Conheça a vida e obra desse artista

Poucos brasileiros conseguiram conquistar o prestigio internacional como o pintor, escultor e serígrafo Romero Britto. Conheça, abaixo, mais sobre a história desse artista, suas obras e muito mais.

Nascido no dia 06 de outubro de 1963, em Recife, no estado de Pernambuco, é filho de Rosemiro e Lourdes Britto. Romero é considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades, tendo produzido quadros para artistas como Madonna, Michael Jackson e Arnold Schwarzenegger.

Romero Britto

Iniciou a sua carreira aos 18 anos, mas desde os 8 anos de idade já demonstrava interesse pelas artes visuais e plásticas. Com o apoio dos pais, estudou pelos livros escritos por grandes mestres da pintura, como o francês Toulouse-Lautrec.

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu o primeiro quadro para a Organização dos Estados Americanos. Embora tenha sido encorajado desde a sua infância, Romero teve que lidar com circunstências que o motivaram a criar o seu próprio futuro.

Com 17 anos, entrou na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de direito. Mas, após uma viagem para o exterior, deixou a faculdade para mostrar ao mundo as suas obras. Em 1988, mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou de atendente em lanchonetes, de jardineiro e, até mesmo, em um lava-rápido. Fez diversas amizades por lá, onde conheceu sua atual esposa, a norte-americana Cheryl Ann Britto, com quem tem um filho.

O processo para encontrar uma galeria que expusesse seus trabalhos foi longo, sendo que começou a mostrar seus quadros nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida, até chegar à Steiner Gallery.

Durante esse período, trabalhava para firmar parcerias e vender suas obras, quando o diretor presidente da vodka sueca Absolut o convidou para criar uma pintura para a nova campanha publicitaria do produto.

Absolut Romero Britto

Foi ai que o artista triunfou e destacou-se no mundo das artes, passando a ser reconhecido no mundo todo, tendo diversas empresas de renome, como Pepsi, Disney e IBM, interessadas em incorporar a sua obra à marcas.

Obras

Seus trabalhos têm características estéticas cubistas, tendo grande inspiração em Pablo Picasso. Romero também teve uma grande influência do grafite em suas obras, sendo conhecido como um dos principais grafiteiros da década de 80.

Com um estilo alegre e vibrante, o uso de cores impactantes e fortes aproximam sua arte da pop art, que carrega um peso publicitário, com mensagens que podem ser observadas imediatamente. Já do cubismo podemos destacar características como a deformação animal e humana.

Pinturas

Suas pinturas são compostas por cores vibrantes e traços marcados, o que lembra os vitrais antigos, feitos para as igrejas católicas. Isso faz com que o quadro tenha diversas características e peculiaridades.

Outra característica importante é que Romero Britto faz uso de muitas formas geométricas e não cria uma perspectiva, mantendo os objetos sempre em primeiro plano. Além disso,  é possível perceber que em seus retratos, sejam de figuras humanas ou animais, os elementos sempre estão sorrindo, pois o artista afirma que tenta transmitir a alegria por meio de seus trabalhos.

Romero Britto Pintura

Esculturas

A esculturas seguem o mesmo estilo da pintura, com cores e traços fortes, permitindo que se tornem peças lúdicas e atrativas.

Romero Britto Escultura

Principais Obras de Romero Britto

  • For You

For You

  • Love Blossoms

Love Blossoms

  • Happy Cat

Happy Cat

  • Britto Garden


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply