Romero Britto – Obras e Biografia resumida: entenda a arte do pintor

Romero Britto é um artista plástico contemporâneo brasileiro com grande reconhecimento nacional e internacional. Suas obras mais renomadas são no campo da serigrafia e das esculturas, as quais detêm um estilo contemporâneo, caracterizado por tons vibrantes, uso de formas geométricas e estética alegre.

Romero Britto

Biografia resumida

Romero Britto nasceu em uma família pobre do Recife, em 1963, tendo, ainda criança, começado a desenvolver seus interesses pela arte e, aos 8 anos, pela pintura em sucatas, papelão e jornais, com o uso de tintas e canetas de diferentes tons esboços, que, mais tarde, tornariam-se a sua principal característica como artista.

A primeira exposição do autor aconteceu precocemente aos 14 anos de idade, quando vendeu um quadro para a Organização dos Estados Americanos. Durante a adolescência, o próprio Romero, em entrevista à Universidade Federal de São Paulo, comenta que utilizava a arte para distrair o pensamento da realidade pobre que vivia.

“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida” – Romero Britto

De fato, o interesse pelas cores mudaria os rumos predestinados do garoto nordestino. Aos 17, teve oportunidade de entrar na Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito, no entanto, largou a mão dos estudos ao perceber que o seu negócio não era com os livros, mas sim com o pincel. Em suas viagens, conseguiu expor quadros na Espanha, Inglaterra e Alemanha, de modo que ganhou rapidamente reconhecimento internacional. Quando voltou ao Brasil, seu nome já tinha ganhado outro valor.

Absolut Romero BrittoAté conseguir ganhar dinheiro de verdade com a arte, trabalhou em diversos empregos, por exemplo, atendente de lanchonete, lavador de carros, ajudante de jardineiro ou caixa de supermercado. Foi somente no final da década de 1980 que vislumbrou a fama que suas obras poderiam ter, ao ser aceito em uma galeria em Miami. A partir daí, seus quadros e suas esculturas foram vendidos para o mundo todo.

Rapidamente, Romero Brito tornou-se alvo de propostas comerciais, das quais poucas negou. A principal delas foi a campanha publicitária da Absolut, que convidou-o para pintar a garrafa em um projeto dividido com outros artistas pop já bem conceituados, como Kennty Schard ou Ed Rusha.

O apelo popular das pinturas de Brito tornou-se interesse de várias outras marcas (Disney, Coca-Cola, Apple, IBM, Audi, Pepsi, etc), assim, as obras do autor ganharam fama em todo o tipo de produto, desde artigos importados, como bebidas alcoólicas, até chinelos de dedo e guarda-chuvas. Em questão de dez anos,  Romero tornou-se um dos pintores brasileiros mais populares (e ricos) da contemporaneidade.

Conheça um pouquinho mais de perto a personalidade e os pensamentos do artista na breve entrevista feita durante uma exposição do autor, em Miami:

Principais Obras de Romero Britto

As principais características da obra de Romero Britto são as cores vibrantes e os traços bem demarcados e geométricos, fazendo alusão a vitrais.

As técnicas utilizadas pelo autor não fazem uso de profundidade e nem assimetria, o que faz com que seja comparado às estratégias artísticas de Picasso.

  • For You

For You

  • Love Blossoms

Love Blossoms

  • Happy Cat

Happy Cat

  • Britto Garden

Esculturas

A esculturas seguem o mesmo estilo da pintura, com cores e traços fortes, permitindo que se tornem peças lúdicas e atrativas.

Romero Britto Escultura

Críticas e importância das obras de Romero Britto

Internacionalmente, é quase indiscutível a relevância de Roberto Brito para a arte, uma vez que ele ocupa cargos altamente reconhecidos, como o de embaixador das artes no estado da Flórida. Ainda assim, é normal escutar críticas acerca do trabalho do autor.

Na interpretação de alguns estudiosos, o apelo comercial da obra de Brito (presente até em canecas e pijamas) é tanto que lhe tira o glamour e o status. Outros vêm nessa invocação uma demonstração mais sutil da crítica revolucionária de Andy Warhol, o qual utilizava igualmente a reprodutibilidade e proximidade com as empresas para representar a influência dos padrões da indústria cultural nas criações artísticas.

O que os estudiosos e pesquisadores pontuam é que Romero deu uma prova mundial de como é possível ser um artista rico, valendo-se de uma estética de fácil assimilação e forte apelo popular. O que diferencia as obras do artistas de outros autores contemporâneos é que as de Brito são conhecidos por grande parte da população nacional e internacional, enquanto outros permanecem restritos às galerias da arte, nem sempre acessíveis à massa popular. Agora, se isso é bom ou ruim, aí fica a critério do observador.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply