Cubismo foi um movimento da vanguarda europeia, que revolucionou as artes e influenciou a literatura, ainda mais por fazer uso de formas geométricas para retratar a natureza, sem qualquer compromisso com a perfeição ou realidade.
O movimento surgiu em Paris, França, no século XX, mais especificamente em 1907, originado pela obra do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), conhecida como “Lês demoisellers d’Avignon”. Por esse motivo, Pablo Picasso e o artista francês Georges Braque (1882-1963) são considerados os precursores do movimento artístico.
No Brasil, o cubismo não teve tanta repercussão quanto na Europa. Apenas na Semana de Arte Moderna, de 1922, surgiram as primeiras obras influenciadas por esse movimento, porém, sem utilizar a sua forma pura. Os artistas brasileiros em que se pode perceber a influência do movimento foram Tarsila do Amaral (1886 – 1973), Anita Malfatti (11889 – 1964), Rego Monteiro (1899 – 1970) e Di Cavalcanti 1897 – 1976).
Apesar de não ter tido uma grande repercussão no cenário artístico brasileiro, o cubismo foi importante para o surgimento do Concretismo – movimento de grande expressão no Brasil.
O Cubismo foi capaz de revolucionar a forma como a natureza era retratada, ao abandonar as noções tradicionais da perspectiva, além de fugir do conceito renascentista de retratar a realidade com perfeição. O principal objetivo do movimento era demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano.
O artista buscava desconstruir, fragmentar e decompor o objetivo sob vários ângulos e diferentes perspectivas ao mesmo tempo. Assim, retratava aquilo que via, de uma forma completamente nova.
Separava cada um dos lados do objeto, representando cada parte, contudo sem perder a noção do todo. Para aludir a essa fragmentação do objeto em vários ângulos, o artista valorizava a utilização de formas geométricas que conferiam um efeito de escultura à pintura.
Por essa fragmentação na maneira como um determinado objeto era representado, o cubismo era chamado de “arte mental”, pois apresentava a possibilidade de cada forma geométrica ser analisada de modo individual, bem como de ser analisada como um todo.
Apesar do abandono da perspectiva tradicional e do conceito de claro-escuro, o movimento não deve ser confundido com arte abstrata. Mesmo que de modo desconstruído e sob várias perspectivas, as obras do cubismo buscam representar um objeto com formas geométricas bem definidas.
O movimento de expressão artística também teve influência na literatura, sendo que, nesse viés, o objetivo era a desconstrução da sintaxe. As construções do texto eram feitas com versos descontinuados, que retiravam a linearidade da história contada. O principal representante literário desse movimento foi o poeta francês Guillaume Apollinaire (1880 – 1918).
O principal ponto capaz de caracterizar uma obra cubista é a utilização das formas geométricas. Elas apresentavam todos os seus ângulos, basicamente, utilizando linhas retas, cilindros e cubos. Essa junção de elementos geométricos cria um efeito tridimensional à obra, transformando a pintura em uma espécie de escultura.
Além da utilização das formas, outro fator capaz de caracterizar uma obra pertencente ao movimento é um notável abandono da perspectiva como a conhecemos.
O movimento contou com três fases distintas, cada uma delas com características específicas, capazes de distingui-las. São elas:
Quer saber mais sobre outros movimentos artísticos? Confira o conteúdo completo sobre SURREALISMO!
Agora que você já sabe tudo sobre esse movimento, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não esqueça de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também!
Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.
Conheça Mais Sobre o Autor1) O cubismo foi um movimento artístico que:
2) Quais artistas foram os precursores do movimento cubista no Brasil?
3) Mesmo tendo grandes nomes no cenário brasileiro, o cubismo não foi um movimento de grande repercussão no país. No entanto, ele influenciou outra manifestação artística muito importante para a arte aqui, que foi o:
4) Para o artista cubista, o objetivo da obra criada era desconstruir, fragmentar e decompor o objeto sob vários ângulos ao mesmo tempo, sem perder a noção do todo. Ou seja, quando produziam uma obra, ela devia:
5) O surgimento do cubismo em Paris, França, no século XX, revolucionou a maneira de fazer arte. Sobre esse movimento, marque a alternativa que não corresponde às características desse estilo:
6) Um dos maiores representantes do movimento cubista foi Pablo Picasso, um pintor que tem a sua obra dividida em fases. Qual das alternativas abaixo indica as fases pelas quais o autor passou?
7) Sobre o Cubismo, marque a alternativa correta:
Deixe seu Comentário