Cubismo – O que é? Características, Resumo, Autores e Exercícios

Cubismo foi um movimento da vanguarda europeia, que revolucionou as artes e influenciou a literatura, ainda mais por fazer uso de formas geométricas para retratar a natureza, sem qualquer compromisso com a perfeição ou realidade.

O movimento surgiu em Paris, França, no século XX, mais especificamente em 1907, originado pela obra do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973), conhecida como “Lês demoisellers d’Avignon”. Por esse motivo, Pablo Picasso e o artista francês Georges Braque (1882-1963) são considerados os precursores do movimento artístico. 

cubismo

No Brasil, o cubismo não teve tanta repercussão quanto na Europa. Apenas na Semana de Arte Moderna, de 1922, surgiram as primeiras obras influenciadas por esse movimento, porém, sem utilizar a sua forma pura. Os artistas brasileiros em que se pode perceber a influência do movimento foram Tarsila do Amaral (1886 – 1973), Anita Malfatti (11889 – 1964), Rego Monteiro (1899 – 1970) e Di Cavalcanti 1897 – 1976).

Apesar de não ter tido uma grande repercussão no cenário artístico brasileiro, o cubismo foi importante para o surgimento do Concretismo – movimento de grande expressão no Brasil.

Qual o principal objetivo?

O Cubismo foi capaz de revolucionar a forma como a natureza era retratada, ao abandonar as noções tradicionais da perspectiva, além de fugir do conceito renascentista de retratar a realidade com perfeição. O principal objetivo do movimento era demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano.Pablo Picasso cubismo

O artista buscava desconstruir, fragmentar e decompor o objetivo sob vários ângulos e diferentes perspectivas ao mesmo tempo. Assim, retratava aquilo que via, de uma forma completamente nova.

Separava cada um dos lados do objeto, representando cada parte, contudo sem perder a noção do todo. Para aludir a essa fragmentação do objeto em vários ângulos, o artista valorizava a utilização de formas geométricas que conferiam um efeito de escultura à pintura.

Por essa fragmentação na maneira como um determinado objeto era representado, o cubismo era chamado de “arte mental”, pois apresentava a possibilidade de cada forma geométrica ser analisada de modo individual, bem como de ser analisada como um todo.

Apesar do abandono da perspectiva tradicional e do conceito de claro-escuro, o movimento não deve ser confundido com arte abstrata. Mesmo que de modo desconstruído e sob várias perspectivas, as obras do cubismo buscam representar um objeto com formas geométricas bem definidas.

O movimento de expressão artística também teve influência na literatura, sendo que, nesse viés, o objetivo era a desconstrução da sintaxe. As construções do texto eram feitas com versos descontinuados, que retiravam a linearidade da história contada. O principal representante literário desse movimento foi o poeta francês Guillaume Apollinaire (1880 – 1918).

Quais as principais características do movimento?

O principal ponto capaz de caracterizar uma obra cubista é a utilização das formas geométricas. Elas apresentavam todos os seus ângulos, basicamente, utilizando linhas retas, cilindros e cubos. Essa junção de elementos geométricos cria um efeito tridimensional à obra, transformando a pintura em uma espécie de escultura.

Além da utilização das formas, outro fator capaz de caracterizar uma obra pertencente ao movimento é um notável abandono da perspectiva como a conhecemos.

O movimento contou com três fases distintas, cada uma delas com características específicas, capazes de distingui-las. São elas:

  • Cubismo Cézanniano (1907-1909) ou Cubismo Pré-analítico: assim chamado devido à influência das obras de Paul Cézanne (1839-1906), eram utilizadas formas mais simplificadas, influenciadas pela arte africana. O conceito artístico de Cézanne foi fundamental para a criação do movimento;
  • Cubismo Analítico (1909 – 1912): conhecido como cubismo puro, suas obras contam com figuras decompostas em várias formas geométricas, difíceis de serem interpretadas e representadas em planos sucessivos e sobrepostos. Essa fase preza muito pela forma simplificada, representando a natureza com linhas e retas. A maioria das obras desse período têm tonalidades entre o verde, marrom e cinza, bem como tons monocromáticos, ainda sob forte influência africana;
  • Cubismo Sintético (1913 – 1914) ou Cubismo de Colagem: era assim denominado por ter incorporado a técnica de colagem em suas obras. Nesse período do movimento, as imagens não são tão difíceis de serem interpretadas como no período anterior. Porém, esses objetos aparecem de modo reduzido, sendo apresentadas apenas algumas formas que possibilitem o reconhecimento do objeto, sem apresentá-lo como um todo. O seu principal percursor foi Juan Gris, que também introduziu uma palheta de cores vivas em suas criações.

Quer saber mais sobre outros movimentos artísticos? Confira o conteúdo completo sobre SURREALISMO!

Agora que você já sabe tudo sobre esse movimento, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não esqueça de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também!


Marcela Mazetto

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Cubismo – O que é? Características, Resumo, Autores e Exercícios

1) O cubismo foi um movimento artístico que:

  • a) Utilizava formas livres para retratar a natureza, tendo a perfeição como fidelidade.
  • b) Utilizava formas geométricas para retratar a natureza, mas sem fidelidade com a perfeição.
  • c) Utilizava elementos do subconsciente para retratar a verdadeira natureza humana, mas sem fidelidade com a perfeição.
  • d) Utilizava qualquer objeto como forma de expressão para retratar a natureza, tendo a perfeição como fidelidade.

2) Quais artistas foram os precursores do movimento cubista no Brasil?

  • a) Pablo Picasso e Georges Braque.
  • b) Di Cavalcanti e Pablo Picasso.
  • c) Rego Monteir e Georges Braque.
  • d) Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

3) Mesmo tendo grandes nomes no cenário brasileiro, o cubismo não foi um movimento de grande repercussão no país. No entanto, ele influenciou outra manifestação artística muito importante para a arte aqui, que foi o:

  • a) Romantismo.
  • b) Parnasianismo.
  • c) Concretismo.
  • d) Trovadorismo.

4) Para o artista cubista, o objetivo da obra criada era desconstruir, fragmentar e decompor o objeto sob vários ângulos ao mesmo tempo, sem perder a noção do todo. Ou seja, quando produziam uma obra, ela devia:

  • a) Demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado em um primeiro plano, sem o uso de várias técnicas.
  • b) Demonstrar que um mesmo objeto poderia ser visto e analisado por diversos ângulos, em um mesmo plano.
  • c) Demonstrar que um elemento retratado poderia ser visto e analisado por diversas pessoas sem alterar o seu significado, e em diversos planos.
  • d) Demonstrar que um elemento retratado poderia ser visto e analisado de acordo com as imaginações do subconsciente do artista, e em diversos planos.

5) O surgimento do cubismo em Paris, França, no século XX, revolucionou a maneira de fazer arte. Sobre esse movimento, marque a alternativa que não corresponde às características desse estilo:

  • a) Deu ênfase na representação artística com o uso de formas geométricas.
  • b) Rompeu com o ideal de arte como representação da natureza.
  • c) Reproduziu objetos e figuras de modo que estes pudessem ser vistos de vários ângulos.
  • d) Atribuiu mais importância à cor, esta como sendo o elemento mais importante da obra.

6) Um dos maiores representantes do movimento cubista foi Pablo Picasso, um pintor que tem a sua obra dividida em fases. Qual das alternativas abaixo indica as fases pelas quais o autor passou?

  • a) Rosa e Azul.
  • b) Rosa e Verde.
  • c) Azul e Marrom.
  • d) Cinza e Vermelho.

7) Sobre o Cubismo, marque a alternativa correta:

  • a) É uma arte regular.
  • b) É uma arte realista.
  • c) É uma arte desordenada.
  • d) É uma arte surrealista.

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