Segunda Guerra Mundial – 6 batalhas mais decisivas do conflito

Conheça aqui 6 das batalhas mais decisivas da Segunda Guerra Mundial que foram determinantes para a derrota da Alemanha Nazista!

A Segunda Guerra Mundial foi um grande conflito pouco antes da metade do século XX. Entre 1939 e 1945, ocorreram diversas batalhas envolvendo as maiores nações do mundo.

Embora a vitória da guerra tenha sido conquistada pelos Aliados (inicialmente França, Reino Unido e Polônia, posteriormente englobando outras potências), foi necessário o envolvimento de muitas forças, em união, para derrotar o Eixo (composto por Alemanha, Itália e Japão).

Confira, a seguir, algumas das batalhas mais importantes e decisivas para o conflito.

Batalha da França (1940)

Em um período de seis semanas, em 1940, a Alemanha conquistou França, Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos.

O início da ofensiva se deu no mês de maio, com a ocupação de Holanda e Bélgica. Hitler considerava que a França fosse uma grande ameaça, contudo, a conquista se deu rapidamente.

A tática da Blitzkrieg, ou guerra-relâmpago, promovia ataques rápidos, de surpresa, de modo que os inimigos não tivessem tempo para preparar o contra-ataque. Usando dessa estratégia, o exército alemão garantiu diversas vitórias em batalhas até 1941.

A ocupação de Paris ocorreu em 14 de junho e a França foi dividida entre Alemanha, Itália e o governo neutro de Vichy. Além do domínio, forçou o recuo das tropas britânicas. 

Cerco a Leningrado (1941-1944)

O primeiro ataque da Alemanha Nazista à União Soviética foi em junho de 1941, com a Operação Barbarossa. Foram enviados 3,6 milhões de soldados que não conseguiram chegar a Moscou. O exército nazista planejou um ataque em três frentes, referentes às três principais cidades soviéticas: Leningrado, Moscou e Stalingrado.

Em setembro de 1941, os alemães então foram para Leningrado e cercaram a cidade, não permitindo que ninguém entrasse e nem saísse. O cerco durou 900 dias, até janeiro de 1944. O exército nazista também cortou o acesso da população a água, energia e comida.

Isso fez com que muitos morressem de fome ou por epidemias. Por isso ficou conhecido como Cerco a Leningrado.

Batalha de Moscou (1941-1942)

Depois de um período de baixa da União Soviética, o exército alemão lançou a Operação Typhoon. O objetivo era tomar Moscou.

O início da invasão ao território soviético ocorreu quando a Alemanha decidiu quebrar o pacto de não-agressão que havia firmado com a União Soviética. Empregando a Blitzkrieg, o exército de Hitler conseguiu conquistar a cidade de Smolensk em agosto e nela ficaram até setembro. Ela servia como um importante ponto de acesso a Moscou. Em outubro, lançam a Operação Typhoon e chegam à capital.

Porém, apesar de mais preparados, os alemães tiveram dificuldades de encarar o clima frio. Isso ajudou a defesa soviética, que contra-atacou no centro de Moscou, em dezembro.

Por fim, com a maior adaptação do exército da União Soviética para lidar o frio, este conseguiu conter o avanço adversário, forçando o recuo alemão em janeiro de 1942.

Batalha de Stalingrado (1942-1943)

A batalha de Stalingrado é considerada o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial e teve quase dois milhões de mortes. A conquista da cidade era uma grande obsessão de Hitler e por isso foram destinados muitos soldados e esforços pelo objetivo. Ela teve início em julho de 1942, como parte da Operação Barbarossa.

Bombardeando o exército soviético, os nazistas foram capazes de empurrar os militares em um ponto específico, mas sofreram grande desgaste e não contavam com a mobilização de ainda mais tropas do Exército Vermelho.

Assim, a resistência por parte da União Soviética foi considerada decisiva e duas ofensivas soviéticas conseguiram expulsar os alemães em fevereiro de 1943.

Batalha da Normandia (1944)

Segunda Guerra Mundial - 6 batalhas mais decisivas do conflito (Imagem: Duncan Kidd/Unsplash)
Segunda Guerra Mundial – 6 batalhas mais decisivas do conflito (Imagem: Duncan Kidd/Unsplash)

Os aliados montaram uma grande operação para libertar a Europa Ocidental dos alemães. Foram mais de 1 milhão de soldados que entraram na França com um ataque utilizando tanto bombardeios navais quanto aéreos.

Esta ofensiva, chamada de Operação Overlord, deu início à batalha da Normandia em junho de 1944, quando as forças Aliadas desembarcaram no local. O dia 6 de junho, então, ficou conhecido como o Dia D.

Com o avanço gradativo, a Operação Overlord marcou mais uma derrota expressiva dos alemães em agosto de 1944, quando os nazistas recuaram de Paris.

Batalha de Berlim (1945)

Após sucessivas derrotas, a Alemanha viu a União Soviética avançar com uma grande ofensiva e cercar Berlim. Sem condições de reação, Hitler e alguns seguidores cometeram suicídio. A cidade se rendeu em 2 de maio e, na semana seguinte, a guerra na Europa terminou.

Aproveite e leia também:
Segunda Guerra Mundial – Resumo da História e Consequências para o mundo

Referências

https://portal.unila.edu.br/editora/livros/e-books/segundaguerramundial.pdf

https://mundoedu.com.br/uploads/pdf/5432d28b90370.pdf

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário