Animais da Caatinga – Características físicas, Comportamento, Habitat, Alimentação e Reprodução

A Caatinga abriga aproximadamente 10% do território brasileiro, com 740 mil km2. É erroneamente considerado um bioma pobre em biodiversidade. No entanto, não é bem assim. Ela possui 327 espécies de animais endêmicos, ou seja, que ocorrem apenas nesse bioma. Desses, 13 são espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves.

Infelizmente, cerca de 20% desse bioma já foi destruído por ações antrópicas e estão causando a desertificação do local. 182 espécies da fauna encontram-se ameaçadas na região, sendo 46 delas endêmicas.

Veado-catingueiro (Mazama gouazobira)

Características físicas

Mede até 106 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 quilos. Sua cor varia entre o cinza escuro e o marrom avermelhado. No ventre, a pelagem é mais clara e a cauda e a parte interna da orelha são brancas. Os machos adultos apresentam chifres.

Comportamento

É diurno, solitário e territorialista.

Habitat

Prefere em áreas com vegetação densa, como capoeiras e bordas de mata.

Alimentação

É herbívoro. Sua dieta é baseada em frutas, flores e folhas.

Reprodução

A reprodução da espécie pode acontecer até duas vezes no ano. A gestação dura 7 meses e gera um filhote por vez. O desmame ocorre por volta dos 4 meses de idade.

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Características físicas

Mede cerca de 55 centímetros de comprimento e pesa 3 quilos. Apresenta uma longa cauda e pelagem amarela-escura, com manchas em forma de rosetas em todo o corpo. Possui olhos grandes e protuberantes.

Comportamento

É solitário de hábitos noturnos.

Habitat

Habita áreas florestais com dossel fechado.

Alimentação

É carnívoro. Consome principalmente pequenos mamíferos, aves e répteis.

Reprodução

A gestação dura aproximadamente 83 dias e gera até 2 filhotes.

Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari)

Características físicas

Esta ave mede até 75 centímetros de comprimento e pesa cerca de 9,4 quilos. A plumagem da cabeça e do pescoço é azul-esverdeado e do restante do corpo é azul. Ao lado da boca e ao redor dos olhos, apresenta manchas amarelas. O bico é negro e sem dente.

Comportamento

É uma espécie diurna e sociável, além de ser arisca.

Habitat

Habitam áreas florestais da Caatinga.

Alimentação

É frugívora. Sua dieta é composta por cocos e frutos da braúna e do cactos.

Reprodução

A estação reprodutiva ocorre durante as chuvas. Os ninhos são construídos nas paredes de desfiladeiros. O casal é monogâmico e são postos aproximadamente 2 ovos por ninhada.

Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)

Características físicas

Esse pássaro mede cerca de 15 centímetros de comprimento e pesa 20 gramas. O macho possui plumagem branca com um manto vermelho carmim, que vai do meio do dorso até um topete sobre o bico. Nas asas, as penas são negras. Já as fêmeas possuem penas verde-oliva.

Comportamento

É uma espécie territorialista e solitária.

Habitat

Vegetação florestal da Caatinga.

Alimentação

É onívoro, consumindo principalmente pequenos frutos e, oportunisticamente, artrópodes.

Reprodução

São postos dois ovos, que são incubados por três semanas. Os pais realizam cuidado parental até os dois anos, quando os filhotes são então expulsos do território.

Muçuã (Kinosternon scorpioides)

Características físicas

Esse cágado mede entre 18,5 e 27 centímetros de comprimento. Possui um casco praticamente liso e de coloração marrom escura brilhante. Sua cabeça é curta e arredondada. Possui patas marrons com membranas interdigitais.

Comportamento

Durante o período de seca, podem se enterrar no barro para aguardar as chuvas.

Habitat

Habitam riachos, lagoas e pântanos. Preferem ambientes com bastante vegetação aquática

Reprodução

A reprodução é anual e a copulação ocorre em terra ou em águas rasas. Podem ocorrer entre 1 e 3 ninhadas por estação reprodutiva. Os ninhos são construídos na base das raízes de arbustos. São postos até 6 ovos, que são incubados por 176 dias.

Tropidurus cocorobensis

Características físicas

Esse lagarto possui coloração marrom-clara com pequenas manchas pretas, brancas e rosadas pelo corpo. Embaixo do papo, a pele é branca.

*Obs. Esta espécie é endêmica da Caatinga. Isso significa que só ocorre neste bioma. No entanto, não há dados disponíveis sobre comportamento, dieta ou reprodução até o momento, indicando que mais estudos devem ser feitos a respeito dessa espécie.

Cobra-de-duas-cabeças (Amphisbaena arenaria)

Características físicas

O corpo é cilíndrico e uniforme e não possui patas. Apresenta uma cauda curta e forte, que possui o mesmo formato da cabeça – por isso o nome. Mede 195 centímetros de comprimento.

Comportamento

É fossorial e noturna.

Habitat

Habita o solo arenoso sob serapilheira, em áreas de Caatinga arbórea densa.

Por conta do seu hábito fossorial, essa espécie não foi bem estudada. Assim, faltam dados sobre sua alimentação e reprodução.

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Deixe seu comentário