Fototropismo – O que é? Como ocorre? Exercícios Resolvidos

Os vegetais respondem a fatores externos para crescer e se reproduzir. Estas respostas são chamadas de tropismos, que podem ser positivas, quando crescem em direção ao estímulo, ou negativas, se crescem no sentido contrário.

Um dos fatores que possui relação estreita com os vegetais é a luz, sendo responsável por processos bioquímicos e físicos além da fotossíntese.

As plantas são sensíveis a comprimentos de ondas específicos, à intensidade luminosa, à quantidade de raios solares e até ao tempo de exposição.

Esses são alguns dos motivos que levam certas plantas a ocorrem em alguns locais, mas não em outros. Assim, algumas sementes apenas germinam se receberam uma quantidade ideal de luz, outras detectam a posição do Sol, outras crescem em direção à luz ou em direção oposta.

Essa resposta à luz é chamada de fototropismo.

O que é fototropismo?

O fototropismo é uma resposta direcional ao estímulo luminoso regulado por um hormônio vegetal chamado de auxina. Se o crescimento for em direção ao estímulo, é chamado de fototropismo positivo, se contra, o estímulo é denominado fototropismo negativo.

Como ocorre?

Charles Darwin, juntamente com seu filho, descobriram o fototropismo e seu funcionamento em plantas por meio de experimentos realizados com coleoptiles (bainha que recobre o meristema apical e os primórdios foliares do embrião de gramíneas).

As plantas possuem receptores responsáveis pela captação de luz, chamados de fototropinas. Estes receptores são constituídos por uma proteína ligada a uma molécula orgânica que absorve luz, chamada cromóforo. Ela absorve a faixa azul e altera sua forma, deixando as plantas ativas e iniciando a via de sinalização.

Assim, quando uma planta é exposta a uma fonte unidirecional de luz, o lado sombreado e o lado claro absorvem diferentes quantidades de luz, influenciando a liberação do hormônio vegetal auxina.

A auxina é responsável pelo alongamento celular. Quando a planta recebe luz, ela migra para o lado escuro. O acúmulo deste hormônio no lado sombreado estimula o crescimento vegetal, fazendo com que o caule se curve em direção a luz.

É importante lembrar que as plantas possuem diferentes respostas à luz, pois podem ser mais ou menos sensíveis, dependendo da quantidade de cromóforos que possuem.

Demais informações

Uma das plantas mais famosas pelo seu fototropismo é o girassol. Ela se move sempre em direção ao Sol quando é iluminada em apenas um lado.

As auxinas migram para a região menos iluminada, estimulando o alongamento das células naquela região e provocando o seu curvamento.

Algumas pessoas podem confundir fototropismo com fotoperiodismo. No entanto, fotoperiodismo é a regulação do organismo em função da duração do dia. Este processo permite o florescimento de algumas plantas em períodos específicos do ano, por exemplo.

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Fototropismo – O que é? Como ocorre? Exercícios Resolvidos

1) (Adaptado UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules, pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo. Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.

  • a) Noradrenalina.
  • b) Citosina.
  • c) Giberelinas.
  • d) Auxina.

2) (Adaptado UEL) Quando um caule é iluminado unilateralmente, ele apresenta fototropismo positivo devido ao acúmulo de auxinas que provoca aumento da:

  • a) Distensão celular no lado não iluminado.
  • b) Divisão celular no lado não iluminado.
  • c) Distensão celular no lado iluminado.
  • d) Divisão celular no ápice do caule.

3) (Adaptado Unirio) A figura adiante ilustra um fenômeno que ocorre com vegetais. A esse respeito, analise as seguintes afirmações.

I - O fenômeno mostrado é decorrente da atividade das auxinas.
II - A esse fenômeno dá-se o nome genérico de fototropismo.
III - A planta cresce voltando-se na direção da luz porque esta estimula a produção das auxinas.

A(s) afirmação(ões) correta(s) é(são):

  • a) somente a III.
  • b) a I, a II e a III.
  • c) somente a I e a III.
  • d) somente a I e a II.

Deixe seu Comentário

WebGo Content