Gametogênese: entenda o processo de formação dos gametas

Gametogênese é o processo de maturação que torna as células sexuais primordiais de seu corpo prontas para iniciar um embrião.

Gametogênese é o processo de maturação que torna as células sexuais primordiais de seu corpo prontas para iniciar um embrião. Esse processo é diferente em homens e mulheres.

Entenda a gametogênese

Como você deve ter adivinhado pelo nome, gametas são aquelas células que se combinam com outra para formar um zigoto – célula formada quando um gameta masculino e feminino se funde.

A gametogênese começa na puberdade, no momento em que os hormônios provocam mudanças no corpo que fazem crescer pelos, desenvolvem características sexuais adultas e produzem folículos de óvulos (nas mulheres) ou espermatozoides (nos homens).

O processo ocorre em duas formas distintas: a espermatogênese, pela qual são formados os gametas masculinos, e a ovogênese, formação dos gametas femininos. Ambos os processos resultam em células reprodutivas haplóides, ou seja, elas têm apenas metade do número de cromossomos encontrados nas células normais do corpo.

Um gameta carrega um conjunto completo de instruções genéticas que podem ser usadas para criar um novo organismo.

Espermatogênese

A espermatogênese é a produção dos gametas masculinos (espermatozóides). As células que produzem os espermatozóides em humanos são chamadas espermatogônias e residem dentro dos túbulos seminíferos dos testículos. Estas espermatogônias se dividem para formar outras células germinativas chamadas espermatócitos.

Os espermatócitos então se dividem ainda mais em espermatócitos, que eventualmente se separam em espermatozóides individuais (a unidade funcional dos espermatócitos).

A produção de espermatozóides leva cerca de 64 dias em humanos e ocorre por mitose: cada etapa resulta em uma cópia idêntica de si mesma sem qualquer aumento de informações genéticas ou cromossômicas dos pais para os descendentes.

Ovogênese

Ovogênese é o processo de divisão celular que forma os gametas (óvulos) femininos. Ela ocorre nos ovários de todas as fêmeas de mamíferos. Os óvulos são armazenados dentro de órgãos especializados, conhecidos como folículos, até que estejam prontos para a ovulação.

O crescimento e a maturação dos óvulos ocorrem em vários estágios de desenvolvimento durante a vida feminina. A ovogênese começa durante o desenvolvimento fetal, mas continua através da puberdade até a menopausa.

Referência

Larsen embriologia humana / Gary C. Schoenwolf … [et al.] ; coordenação Cristiano Carvalho Coutinho ; tradução Adriano Zuza , Alcir Fernandes. ‑ 5. ed. ‑ Rio de Janeiro : Elsevier, 2016.

Você também pode gostar de ler:
Qual a relação entre Meiose e a 1ª Lei de Mendel? Explicamos!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário