Geotropismo – O que é? Como ocorre? Exercícios Resolvidos

As plantas são sensíveis a fatores externos (e.g. luz, quantidade de nutrientes, tipo de solo, gravidade, água), respondendo a eles para guiar o seu crescimento. As respostas orientadas por esses fatores são chamadas de tropismos e são reguladas por receptores celulares e hormônios vegetais.

Um dos fatores bastante importante para o desenvolvimento da planta, principalmente durante a germinação da semente, é a gravidade. Esta influência sobre o crescimento vegetal é chamada de geotropismo ou gravitropismo.

O que é geotropismo?

Geotropismo, também conhecido como gravitropismo, é definido como a resposta da planta em relação à gravidade. O nome vem de “geo”, que significa “terra” e “tropismo”, Movimento da planta desencadeado por um estímulo externo.

Essa resposta pode ser positiva ou negativa. Os caules, em geral, apresentam geotropismo negativo, pois crescem no sentido contrário à força da gravidade, enquanto as raízes apresentam geotropismo positivo, na maioria dos casos se desenvolvendo em favor à força da gravidade.

E todo esse processo é estimulado pela auxina.

Auxina: o que é?

Auxina é um dos hormônios vegetais produzidos principalmente no ápice radicular e nas caulinas, regiões conhecidas como meristemas apicais. Ele é transportado para outras regiões da planta e sua principal função é estimular o crescimento por meio do alongamento celular, mas os caules e as raízes respondem de maneira diferente a esse hormônio.

Como ocorre?

Assim como o fototropismo, o geotropismo é causado pela distribuição desigual do hormônio vegetal auxina. Quando a planta está posicionada horizontalmente, o caule recebe concentrações mais elevadas de auxina, favorecendo o crescimento do caule e inibindo o desenvolvimento da raiz.

Consequentemente, a porção inferior do caule cresce mais rapidamente, no sentido oposto à direção da força da gravidade. Assim, dizemos que o caule apresenta geotropismo negativo, enquanto as raízes apresentam geotropismo positivo.

Esse processo é essencial e crítico durante os primeiros estágios da germinação, ocorrendo porque as raízes são mais sensíveis à auxina do que os caules. Quando há altas concentrações de auxinas, o crescimento das raízes é inibido.

A sensibilidade das plantas à auxina está relacionada à quantidade de sensores de gravidade, chamados de amiloplastos (estalócitos), células especializadas em perceber o estímulo gravitacional.

É importante lembrar que, diferentemente do que ocorre no fototropismo, a gravidade não causa um gradiente entre as porções da planta de maneira unilateral. Ou seja, a planta percebe a gravidade de maneira uniforme.

O que ocorre é que a parte inferior do caule, quando estimulada pela auxina, cresce mais rapidamente, causando o curvamento do caule para cima. Além disso, na superfície terrestre, não importa a posição que você coloque a planta, o caule vai crescer em direção à atmosfera e as raízes ao centro da Terra, com exceção das raízes especializadas, como as de plantas que vivem no mangue.

Referências utilizadas neste conteúdo:

https://www.bbc.com/bitesize/guides/zc6cqhv/revision/2

Bruna Manuele Campos

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela USP (2016 e 2018), tem 25 anos e é apaixonada pela natureza e por explorar o mundo. Quando não está se aventurando por aí, gosta de aquietar as pernas com livros e séries.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Geotropismo – O que é? Como ocorre? Exercícios Resolvidos

1) (Adaptado UF-CE) - Os movimentos de curvatura das plantas determinados e orientados por estímulos do meio externo denominam-se: 

  • a) Tropismos. 
  • b) Nastismos. 
  • c) Cineses. 
  • d) Tactismos.

2) (Adaptado UFMS/2005) Assinale a alternativa correta: 

  • a) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.
  • b) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado de geotropismo negativo.
  • c) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.
  • d) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado de tigmotropismo negativo.

3) (Adaptado Fuvest) Com base na análise do esquema a seguir, assinale a opção que apresenta os fenômenos que estão ocorrendo respectivamente no caule e na raiz:  Geotropismo

  • a) fototactismo positivo e fototactismo negativo.
  • b) fototactismo negativo e fototactismo positivo.
  • c) geotropismo positivo e geotropismo negativo.
  • d) geotropismo negativo e geotropismo positivo.

Deixe seu Comentário

WebGo Content