Animais que podem ser encontrados em Florestas Tropicais
Saiba um pouco mais sobre as Florestas Tropicais e veja uma lista de 7 animais que podem ser encontrados neste tipo de vegetação!
Diversos animais vivem nas florestas tropicais. Este ecossistema abriga diferentes espécies, desde primatas ágeis e coloridos até animais rastejantes venenosos. Essas florestas são o lar de uma infinidade de espécies, uma mais fascinante que a outra.
Principais características das florestas tropicais
As florestas tropicais caracterizam-se por apresentar árvores altas, clima quente e alta precipitação. E, mesmo com uma grande variedade de plantas, o solo das florestas tropicais não são ricos em nutrientes.
A grande quantidade de água e a temperatura elevada garantem a sua produtividade. Além disso, os nutrientes essenciais são encontrados principalmente na biomassa da própria árvore viva, não no solo.
As florestas tropicais já representaram 12% da área terrestre, mas atualmente cobrem menos de 6%. Elas são vitais para o desenvolvimento sustentável, alimentação, abastecimento de água potável, controle de doenças e proteção contra desastres naturais. As florestas tropicais também são conhecidas como floresta úmida.
Podemos então dizer que o bioma da floresta tropical tem quatro características principais:
- alta precipitação anual;
- temperatura média alta (em torno de 29°C, mas podem atingir temperaturas bem mais elevadas);
- nutrientes pobres no solo;
- altos níveis de biodiversidade (espécies biológicas ricas).
Características dos rios das florestas tropicais
Os rios das florestas tropicais são geralmente caracterizados por águas cristalinas e correntes fortes. Eles são uma importante fonte de vida para muitas espécies animais e vegetais que habitam a floresta. Muitas vezes, esses rios se alimentam das chuvas frequentes e intensas, o que pode fazer com que os níveis de água subam e desçam rapidamente.
Os rios das florestas tropicais também costumam ser cercados por uma densa vegetação, que pode incluir árvores altas e arbustos, além de outras plantas aquáticas. Essas plantas podem fornecer abrigo e alimento para muitos animais, além de ajudar a manter a qualidade da água do rio.
Além disso, os rios das florestas tropicais podem ser o lar de várias espécies de peixes, incluindo algumas das mais raras e exóticas do mundo. Entre elas, estão o peixe-elétrico, a piranha e o peixe-boi-amazônico, entre outros.
Animais encontrados nas florestas tropicais
As florestas tropicais são o ecossistema terrestre que tem mais espécies de plantas e animais, principalmente os invertebrados. Mas, entre os vertebrados, destacamos 7 animais encontrados nas florestas tropicais:
- Araras;
- Ariranha;
- Capivara;
- Mico-leão-dourado;
- Onça-pintada;
- Peixe-boi;
- Tucano
Relação das espécies e plantas nas florestas tropicais
A maneira como os animais e as plantas encontrados nas florestas tropicais se relacionam são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico desses ecossistemas.
Estas relações surgem por meio de comportamentos de interdependência, são elas: competição, simbiose, polinização, predação, dispersão de sementes, entre outras.
Como exemplo, entenda como funciona a polinização. Nesse caso, as plantas dependem dos animais para transportar o pólen de uma flor para outra. Beija-flores, borboletas e abelhas são alguns dos animais que realizam esse transporte.
Um outro exemplo é a simbiose, em que espécies de plantas e animais se beneficiam mutuamente, como no caso das formigas e as árvores das espécies acácia, onde as formigas protegem a árvore de predadores e em troca recebem abrigo e alimentos.
Importância da conservação e da preservação das florestas tropicais
As florestas tropicais estão enfrentando muitas ameaças, como a exploração madeireira, a mineração e a expansão da agricultura. Essas atividades podem ter um impacto significativo nos rios e em toda a biodiversidade da floresta, tornando ainda mais importante a sua preservação e conservação.
A conservação e a preservação das florestas tropicais são essenciais para manter a biodiversidade global, mitigar as mudanças climáticas, proteger a saúde humana e sustentar as economias locais. Elas abrigam a maior parte da biodiversidade do planeta, abrangendo milhões de espécies vegetais e animais.
Além disso, muitas dessas espécies são exclusivas das florestas tropicais e não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. A perda dessas florestas pode resultar na extinção de muitas dessas espécies, o que teria um impacto significativo na saúde dos ecossistemas globais.
Referência
https://www.interfaithrainforest.org/s/Interfaith_IssuePrimer_TropicalForests_PT.pdf
Deixe seu comentário