Onça-pintada – 12 curiosidades que você certamente não sabia

Onça-pintada mia? Existe onça-pintada toda preta? Veja aqui 5 curiosidades incríveis sobre as ONÇAS-PINTADAS!

A Onça-pintada (Panthera onca) é um felídeo que pertence à família Felidae. Ela é o maior felino da América. O corpo da onça-pintada é extremamente forte e musculoso e sua mordida é considerada a maior dentre os felinos. A pelagem da onça-pintada é amarelo-dourado com pintas pretas na cabeça, pescoço e patas. Existem manchas nos ombros, costas e laterais que formam rosetas com uma ou mais manchas no interior.

Aqui no Brasil, a onça-pintada é encontrada em diferentes habitats: na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

É um animal solitário que é mais ativo ao entardecer e à noite, mas também pode ser ativo durante o dia. Ela é territorialista, mas os territórios de ambos os sexos podem se sobrepor, e o território de um macho muitas vezes pode se sobrepor a duas ou mais fêmeas.

Veja a seguir, 12 curiosidades sobre a onça-pintada!

Onça-pintada - 5 curiosidades que você certamente não sabia (Imagem: Chuttersnap/Unsplash)
Onça-pintada – 5 curiosidades que você certamente não sabia (Imagem: Chuttersnap/Unsplash)

1. Novembro é o mês das onças-pintadas

Você já ouviu falar que novembro é o mês das onças-pintadas? No dia 29 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Onça-pintada. A data incentiva a importância da preservação da espécie para o meio ambiente.

2. Cada onça é única

As manchas pretas (rosetas) que as onças-pintadas têm espalhadas pelo corpo não possuem um padrão, ou seja, cada onça tem em seu corpo um padrão de rosetas diferente da outra.

3. A onça-pintada não mia

Diferente da maioria dos felinos, a onça não mia. Ela emite vários roncos fortes (os esturros), que podem ser ouvidos por quilômetros, assim como o leão, o tigre e o leopardo.

4. Onça-preta

É possível encontrar, entre as onças-pintadas, as onças-pretas. Esses animais têm a pelagem negra devido a uma mutação genética que levou ao acúmulo de melanina na pele e nos pelos. É também conhecida como onça-melânica.

5. A onça não mantém uma alimentação equilibrada

A onça, assim como a maioria dos felinos, consegue ficar dias sem comer. No entanto, ela pode devorar uma quantidade excessiva de carne em um só dia. A alimentação da onça é baseada em animais silvestres, entretanto, se houver a perda de seu habitat natural, ela pode se alimentar de animais domésticos.

6. A onça-pintada pratica a camuflagem em seu ambiente natural

Em seu habitat nativo, a onça é hábil na arte da camuflagem. Isto se dá porque a onça-pintada possui a pelagem bem diferenciada de outros felinos. As manchas da onça servem como uma camuflagem natural em seu habitat.

Esse recurso exclusivo aumenta significativamente sua proeza de caça, permitindo que ela capture as presas com sucesso.

7. A maior espécie felina das Américas

Nas Américas, a onça-pintada reina como o maior felino. Certas onças podem ultrapassar comprimentos de 1,80 metros enquanto registram impressionantes 160 kg na balança.

8. A onça-pintada está ameaçada de extinção

A onça-pintada está perigosamente perto da extinção, com três fatores vitais responsáveis: caça furtiva, destruição do habitat por meio de desmatamento e incêndios e conflitos humanos. Esses fatores estão ligados ao comportamento humano.

9. A gestação tem duração de 4 meses

O período de gestação se estende por uma duração de quatro meses. As onças geralmente carregam seus filhotes por um período de 90 a 110 dias, após os quais dão à luz uma ninhada de 1 a 4 filhotes.

10. A onça-pintada contribui com o equilíbrio ecológico

Ao regular a população de herbívoros dentro de seu habitat, a onça-pintada desempenha um papel crucial na preservação da diversidade de espécies, o que, por sua vez, contribui para o delicado equilíbrio do ecossistema que habita.

11. Mordida poderosa

A mordida de uma onça-pintada é tão forte e potente que quebra sem nenhum tipo de esforço a casca de um coco ou a carapaça de uma tartaruga, por exemplo.

12. Animal solitário e territorialista

A onça-pintada é uma espécie muito solitária e territorialista. Normalmente, ela se mantém afastada de outras onças-pintadas em seu território, principalmente das onças do mesmo sexo.

O território da onça-pintada é marcado com sua urina e diversos arranhões em árvores. Caso se sinta ameaça, a onça-pinta protege seu espaço ferozmente de possíveis invasores.

Referências

Cavalcanti, S. M. C., & Gese, E. M. (2010). Kill rates and predation patterns of jaguars (Panthera onca) in the southern Pantanal, Brazil. Journal of Mammalogy, 91, 722–736.

Com informações de: Pro-carnívoros e Onçafari.

 

 

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário