Extrema-Direita – O que é? Origem, Características e Exemplos pelo Mundo

Extrema-direita, também chamada de ultradireita, é, dentro do espectro ideológico, o lado mais radical e violento da política de direita. Essa ideologia é conhecida pela defesa da supremacia racial, do nacionalismo exacerbado, da xenofobia e do ódio a grupos minoritários.

Teve como grandes expoentes o Nazismo na Alemanha e o Fascismo na Itália.

Normalmente, manifesta-se em períodos conturbados, tais como períodos de guerra ou crises econômicas, aproveitando o descontentamento da população para chamar a atenção, apontar culpados e colocar-se como solução.

Extrema-direita

Origem da Extrema-direita

Alguns autores identificam a origem da extrema-direita dentro da Revolução Francesa, quando um grupo tentou iniciar uma violenta contrarrevolução para trazer a monarquia de volta ao poder.

Mas foi nos anos 20, com a ascensão do Fascismo e do Nazismo, que essa ideologia se revelou e buscou conquistar o seu espaço.

Características

O termo extrema-direita é um tanto quanto fluído, englobando várias características diferentes que mudam de acordo com cada país ou época que se quer estudar, o que torna complicado uma definição precisa.

De maneira geral, algumas características podem ser apontadas como quase sempre presentes em grupos considerados de extrema-direita. Segundo o cientista político holandês Cas Mudde, as cinco características principais são:

  • Nacionalismo;
  • Racismo;
  • Xenofobia;
  • Antidemocracia;
  • Estado forte e autoritário.

A essas características principais, podemos acrescentar muitas outras, tais como o populismo e a aceitação da desigualdade como algo natural, rechaçando qualquer tipo de igualdade.

Exemplos de extrema-direita

Fascismo

Surge na Itália, durante a Primeira Guerra Mundial, tomando o poder logo após o fim do conflito. Liderados por Benito Mussolini, os fascistas implantaram, na Itália, um estado totalitário e militarista, tendo como principais características o nacionalismo, o populismo, o culto à imagem de Mussolini, o anticomunismo, a intervenção do estado na economia e nas liberdades individuais e o anti-igualitarismo.

Embora alguns autores tenham dificuldade em identificar o fascismo de maneira exata, visto que, em sua origem, essa ideologia tinha influências tanto da esquerda quanto da direita, a maioria dos historiadores posiciona o fascismo como um movimento de extrema-direita.

Nazismo

Ideologia política totalitária, baseada no nacionalismo alemão e na ideia de superioridade da raça germânica. O Nazismo surgiu e se desenvolveu dentro do Partido Nazista, criado na Alemanha de 1920, em um contexto político e econômico marcado pela derrota na Primeira Guerra Mundial e pelo caos econômico que o país viveu após o conflito.

Os nazistas buscavam retomar a glória do Império alemão, recolocando a Alemanha em uma posição de superioridade política dentro da Europa, que julgavam merecer. Entre as principais características do nazismo, podemos citar:

  • Regime totalitário: o poder estava centralizado nas mãos de Hitler, que era idolatrado por seus seguidores;
  • Ultranacionalista: defendia uma grande nação alemã;
  • Eugenista: defendia a superioridade e a pureza da raça ariana;
  • Antissemita: os judeus eram vistos como inferiores, inimigos, e culpados por todas as mazelas vividas pelos alemães;
  • Anticomunista: os comunistas eram odiados e vistos como um inimigo a ser combatido;
  • Espaço vital (Lebensraum): a Alemanha devia ocupar territórios a Leste para que o povo germânico pudesse se desenvolver.

A principal marca deixada pelo regime nazista foi o antissemitismo, com a tentativa de extermínio do povo judeu, resultando em, aproximadamente, 6 milhões de mortos nos campos de concentração.

Franquismo

Franquismo é um termo utilizado como referência ao período em que o ditador Francisco Franco ocupou o poder na Espanha (1939-1975). O regime franquista era militarista, autoritário, nacionalista, suprimia o direito de outras culturas (como bascos e catalães), anticomunista e antidemocrático.

Assim como os outros exemplos, apelava para um populismo radical, centrado na figura de Franco.

Grupos de extrema-direita

Ku Klux Klan

Ku klux klan

Nome dado a um movimento racista e ultranacionalista que existiu, em períodos diferentes, nos Estados Unidos. O primeiro grupo existiu entre 1865 e 1870, o segundo entre 1914 e 1944, e o terceiro em 1946 até os dias de hoje.

De modo geral, a Ku Klux Klan apresenta, como características ultranacionalismo, racismo, superioridade branca, anti-imigração e defesa de uma suposta moralidade cristã pura.

Neonazismo

Esse movimento, surgido no final da década de 70, tendo representantes em toda a Europa, Estados Unidos e até mesmo Brasil. Tem como principal característica a defesa dos ideias nazistas, a negação do holocausto e o culto à imagem de Adolf Hitler.

Extrema direita no mundo

Após as derrotas nazistas e fascistas na Segunda Guerra Mundial, somadas aos horrores praticados pelos nazistas, a extrema-direita entrou em decadência, permanecendo assim pelas décadas seguintes. A partir da década de 80, fortalecidos por crises econômicas, os partidos de extrema-direita voltaram a crescer.

A recente crise de refugiados, causada, sobretudo, pela Guerra Civil na Síria, além de uma economia estagnada permitiu que políticos como Marine Le Pen, na França, Matteo Salvini, na Itália, entre outros, tivessem um salto de popularidade que os coloca em condição de ocupar o poder em seus países, algo que já aconteceu com Viktor Orban, na Hungria.

Até mesmo o Brasil, país famoso por seus ideais de igualdade e fraternidade, sofreu uma guinada à direita, com a eleição de Jair Bolsonaro ao cargo de Presidente e o crescimento de partidos políticos com pautas mais conservadoras.


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://epdf.tips/the-extreme-right-in-france-1789-to-the-present-from-de-maistre-to-le-pen.html
http://www.openculture.com/2016/11/umberto-eco-makes-a-list-of-the-14-common-features-of-fascism.html
Hobsbawm, Eric. J. A Era dos Extremos. Paz e Terra. 2012.
Mudde, Cas. The Ideology of Extreme Right. Mancheter University Press. 2002.


Umberto Oliveira

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply