Bandeira do Brasil – Conheça mais sobre a história da nossa bandeira

A bandeira brasileira atual é usada desde 19 de novembro de 1889 – logo após a Proclamação da República. Antes dela existiram outras 10 bandeiras adotadas no país.

O projeto dela é de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, tendo o desenho do pintor francês Jean-Baptiste Debret, que foi inspirado na antiga bandeira do Império.

Na antiga bandeira, logo após a Independência do Brasil, Dom Pedro I colocou um brasão da monarquia onde hoje está o círculo azul, como na imagem abaixo:

Bandeira do Império

Significado das cores

A atual bandeira foi aprovada pelo Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1989, mantendo em suas cores o verde e amarelo já tradicional. Mas, antes disso, as cores simbolizavam as casas reais da família de D. Pedro I, sendo verde símbolo dos Bragança e amarelo dos Habsburgo. Porém, com o passar dos anos, os brasileiros passaram a associar as cores a outras características, como:

  • Branco: desejo pela paz;
  • Azul: o céu e os rios brasileiros;
  • Amarelo: as riquezas do Brasil;
  • Verde: a riqueza da flora.

cores da bandeira

Formas da bandeira

A base da bandeira brasileira é a mesma desde o Império, até mesmo as formas presentes nela possuem um significado importante. O losango amarelo possui a representação da mulher em diversos papéis, como esposa, filha, irmã e mãe.

O círculo azul central é um ícone que foi muito usado pelos romanos e já era presente na bandeira do Principado do Brasil. Já as 27 estrelas fazem alusão à cada estado brasileiro. As estrelas formam nove constelações que estavam presentes no Rio de Janeiro às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 – data da Independência brasileira.

Lema da bandeira

A frase “Ordem e Progresso” é uma abreviação do lema positivista do filosofo francês Augusto Conte, tendo sua reflexão inclinada para a política da época, em que a ciência era a única forma de conhecimento.

Dia da bandeira

O Dia da Bandeira Nacional ocorre no dia 19 de novembro, instituído no ano de 1889. Conforme a bandeira e os símbolos foram tornando-se reconhecidos, foi sendo adquirida uma ligação ao sentimento nacionalista e patriota.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply