Mapa da América do Sul: Países, Capitais, Tipos de mapa e Curiosidades

A América do Sul é um subcontinente pertencente ao continente americano e reúne 12 países de grandes extensões territoriais, em sua maioria, além da Guiana Francesa e de algumas ilhas sob domínio do Reino Unido.

Grande parte de seus 18 milhões de km2 ficam abaixo da Linha do Equador, sendo que a região é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, além do mar do Caribe.

Como funciona o mapa da América do Sul?

Os mapas enriquecem o conhecimento que se pode adquirir a respeito de um continente. No caso da América do Sul, eles ilustram as características peculiares de regiões distintas de um mesmo lugar, como veremos adiante.

Mapa físico

O mapa físico auxilia na compreensão dos elementos geográficos da América do Sul, como o relevo bem variado, a vegetação e a vasta hidrografia da região.

mapa físico América do Sul

Quer ver ou baixar o mapa da América do Sul em tamanho grande? Então, clique no link abaixo:

Mapa político

O mapa político serve para indicar a localização precisa dos países, das capitais e das principais cidades. Ele também ajuda a ter uma dimensão de tamanho, com destaque para o Brasil, que é o país de maior território.

mapa político América do Sul

Mapa climático

O clima na América do Sul é bastante diverso e tem para todos os gostos. São oito tipos de clima diferentes, como você pode ver no mapa, a seguir.

mapa clima da América do Sul

Mapa da distribuição das regiões

A América do Sul é dividida em quatro sub-regiões: Guianas, América Andina, América Platina e Brasil. Confira, abaixo:

mapa regiões America do Sul

Lista de países e capitais da América do Sul

Aqui, você conhece os nomes dos países e das capitais da América do Sul, incluindo alguns departamentos ultramarinos ou dependências de nações da Europa:

  • Argentina: Buenos Aires;
  • Bolívia: Sucre (constitucional) e La Paz (sede do governo);
  • Brasil: Brasília;
  • Chile: Santiago;
  • Colômbia: Bogotá;
  • Equador: Quito;
  • Guiana: Georgetown;
  • Guiana Francesa: Caiena;
  • Ilhas Falklands: Porto Stanley;
  • Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul;
  • Paraguai: Assunção;
  • Peru: Lima;
  • Suriname: Paramaribo;
  • Uruguai: Montevidéu;
  • Venezuela: Caracas.

Curiosidades sobre a América do Sul

Uma característica marcante da região é sua variedade geográfica e consequente riqueza natural. Um exemplo disso é a extensa cadeia de montanhas dos Andes a Oeste, que alcança até 6.700 metros de altura e vai da Venezuela ao sul da Argentina.

Já ao Norte, destaca-se a Floresta Amazônica, que abarca oito países, mais a Guiana Francesa. Trata-se da região de maior biodiversidade do planeta.

Ao Centro do continente, há os terrenos alagados do Pantanal brasileiro e do Chaco boliviano. Mais ao Sul, encontram-se planícies e cerrados que compõem o cenário sul-americano; enquanto que ao Leste pouco restou da Mata Atlântica.

A América do Sul tem coisas peculiares, como o lago navegável mais alto do mundo. Trata-se do Titicaca, que fica a 3.821 metros de altura, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Há também o deserto mais árido do mundo: o Deserto do Atacama, que, segundo cientistas, já registrou 571 anos sem uma mísera gota de chuva.

Mapa da América do Sul para colorir

Agora que você já conhece tudo sobre o continente sul-americano, faça esse divertido teste. Pinte este mapa e tente preencher os nomes de todos os países e de suas capitais. Boa sorte!

 

mapa colorir América do Sul

Rodrigo Herrero Lopes

Jornalista com 15 anos de experiência, é mestre em América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa Práticas Políticas e Relações Internacionais.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content