Mapa da América do Sul: Países, Capitais, Tipos de mapa e Curiosidades
A América do Sul é um subcontinente pertencente ao continente americano e reúne 12 países de grandes extensões territoriais, em sua maioria, além da Guiana Francesa e de algumas ilhas sob domínio do Reino Unido.
Grande parte de seus 18 milhões de km2 ficam abaixo da Linha do Equador, sendo que a região é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, além do mar do Caribe.
Como funciona o mapa da América do Sul?
Os mapas enriquecem o conhecimento que se pode adquirir a respeito de um continente. No caso da América do Sul, eles ilustram as características peculiares de regiões distintas de um mesmo lugar, como veremos adiante.
Mapa físico
O mapa físico auxilia na compreensão dos elementos geográficos da América do Sul, como o relevo bem variado, a vegetação e a vasta hidrografia da região.

Mapa político
O mapa político serve para indicar a localização precisa dos países, das capitais e das principais cidades. Ele também ajuda a ter uma dimensão de tamanho, com destaque para o Brasil, que é o país de maior território.

Mapa climático
O clima na América do Sul é bastante diverso e tem para todos os gostos. São oito tipos de clima diferentes, como você pode ver no mapa, a seguir.

Mapa da distribuição das regiões
A América do Sul é dividida em quatro sub-regiões: Guianas, América Andina, América Platina e Brasil. Confira, abaixo:

Lista de países e capitais da América do Sul
Aqui, você conhece os nomes dos países e das capitais da América do Sul, incluindo alguns departamentos ultramarinos ou dependências de nações da Europa:
- Argentina: Buenos Aires;
- Bolívia: Sucre (constitucional) e La Paz (sede do governo);
- Brasil: Brasília;
- Chile: Santiago;
- Colômbia: Bogotá;
- Equador: Quito;
- Guiana: Georgetown;
- Guiana Francesa: Caiena;
- Ilhas Falklands: Porto Stanley;
- Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul;
- Paraguai: Assunção;
- Peru: Lima;
- Suriname: Paramaribo;
- Uruguai: Montevidéu;
- Venezuela: Caracas.
Curiosidades sobre a América do Sul
Uma característica marcante da região é sua variedade geográfica e consequente riqueza natural. Um exemplo disso é a extensa cadeia de montanhas dos Andes a Oeste, que alcança até 6.700 metros de altura e vai da Venezuela ao sul da Argentina.
Já ao Norte, destaca-se a Floresta Amazônica, que abarca oito países, mais a Guiana Francesa. Trata-se da região de maior biodiversidade do planeta.
Ao Centro do continente, há os terrenos alagados do Pantanal brasileiro e do Chaco boliviano. Mais ao Sul, encontram-se planícies e cerrados que compõem o cenário sul-americano; enquanto que ao Leste pouco restou da Mata Atlântica.
A América do Sul tem coisas peculiares, como o lago navegável mais alto do mundo. Trata-se do Titicaca, que fica a 3.821 metros de altura, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Há também o deserto mais árido do mundo: o Deserto do Atacama, que, segundo cientistas, já registrou 571 anos sem uma mísera gota de chuva.
Mapa da América do Sul para colorir
Agora que você já conhece tudo sobre o continente sul-americano, faça esse divertido teste. Pinte este mapa e tente preencher os nomes de todos os países e de suas capitais. Boa sorte!

Deixe seu comentário