Vanguardas Europeias – O que são? Tipos, Influência e Exercícios!

As vanguardas europeias marcaram o rumo das artes em todo mundo. Elas iam de encontro com tudo que se pensava em torno do que era arte, sendo decisivas para o nascimento do Modernismo no Brasil.

Vanguarda surgiu do termo avant-garde (“o que marcha na frente”, em francês), que remente ao pioneirismo, estar sempre à frente. E é esse papel que os movimentos artísticos europeus assumiram no início do século XX.

As vanguardas europeias derrubaram os paradigmas criados por outras tendências artísticas apresentadas anos antes. O olhar dos artistas desse período era o futuro, sendo que esses capricharam em suas produções.

Com influência direta da Primeira Guerra Mundial na Europa, as manifestações artísticas do século XIX têm como principais características mostrar a agonia dos principais artistas da época, que encontraram nas correntes de Vanguarda uma forma de mostrar para o mundo todos os seus sentimentos “afogados”.

O que são e quais são as vanguardas europeias?

Vanguardas Europeias - O que são? Tipos e Como influenciaram no Brasil

São consideradas vanguardas europeias diferentes movimentos artísticos que tiveram nas artes plásticas, na pintura, na escultura e na literatura seus maiores expoentes. Confira, abaixo, cada uma delas, suas características e seus principais destaques.

Cubismo

Vanguardas Europeias - O que são? Tipos e Como influenciaram no Brasil

Casas na Colina – Pablo Picasso

O cubismo confrontou a lógica e a perfeição do Realismo e do Renascimento. Nas artes plásticas, foram criadas obras que estimulavam nos expectadores a ideia de entender o todo. A partir de planos geométrico e ângulos, o apreciador podia dar “uma volta em torno” do quadro, por exemplo, para absorver a visão do artista.

A data de estreia do cubismo é 1907, com uma tela de Pablo Picasso, Les demoiselles d’ Avignon. Além desse mestre espanhol, outros artistas merecem destaque, como: Braque, Picabia, Léger, Mondrian (todos pintores) e Apollinare e Cendrars (escritores).

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Futurismo

Dinamismo de um Ciclista – Umberto Boccioni

Tem no manifesto futurista do escritor italiano Filippo Tommasio o ponto de partida. O futurismo tem caráter radical, utilizando os símbolos no lugar das palavras, rompendo com a gramática e privilegiando o racionalismo.

Muitos analistas associam a propostas futurista com o fascismo italiano. Nos quadros dos artistas desse movimento, é possível observar a exaltação da máquina. Outros artistas de destaque são Carlos Carrà, Umberto Boccioni, Luigi Russolo e Giacomo Balla.

Expressionismo

Vanguardas Europeias

A Noite Estrelada – Vincent van Gogh

Dentre as vanguardas europeias, o Expressionismo privilegia a subjetividade. Aqui, é a liberdade dos traços e das palavras que ganham vida. A expressão é o mais importante, sendo os artistas alemães e franceses que impulsionam esse movimento artístico.

“Chega de tanta razão”, gritam as obras expressionistas. E os artistas que conseguem levar essa ideia de forma plena são Paul Klee, Chagall, Kandinski, Erich Mendelsohn, Hermam Hesse, Thomas Man e Bertold Brecht.

Dadaísmo

Vanguardas Europeias

The Barbarians – Max Ernst

Escola direcionada ao deboche e à desordem, é assim que se entende o Dadaísmo. Aqui, não é apenas a racionalização que fica de lado, mas, também, o equilíbrio cede espaço para a total liberdade de criação.

As artes plásticas se destacam nesse movimento, sendo possível encontrar muitas referências aos trabalhos dos seguintes artistas: Max Ernst, Francis Picabia e André Breton.

Surrealismo

Vanguardas Europeias

A Tentação de Santo Antão – Salvador Dalí

Buscar a arte das profundezas do inconsciente é o que propõem os artistas surrealistas. O observador é convidado a apreciar o devaneio do artista.

Muito do surrealismo pode ser comparado aos estudos freudianos, que passaram a ser fonte fundamental para quem desejava entender essa vanguarda. Aqui, as referências são: Salvador Dali, Joan Miró, Jean Harp, Luís Bunuel, Antonin Artaud e Louis Aragon.

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Como influenciaram o Modernismo brasileiro?

As vanguardas europeias foram base para muitos trabalhos de artistas brasileiros modernistas. Alguns se assumiram seguidores de algumas dessas escolas, porém, é a liberdade na linguagem a principal característica absorvida pelos brasileiros.

Tudo isso influencia diretamente na literatura brasileira, no desenvolvimento dos artistas plásticos e também na tradição cultural que ainda iria crescer mais e mais nas décadas seguintes.

Os movimentos europeus mostraram a possibilidade de trazer uma arte mais descontraída, livre de amarras conservadoras. É assim que nasce uma linguagem brasileira, pois há uma quebra com os conceitos deixados pelos portugueses.

A literatura nacional começa a ganhar um perfil. Os artistas ficam mais à vontade para criticar, serem engraçados ou explorar todos os nuances da vida cotidiana.

Entre os principais artistas do Modernismo brasileiro, é possível identificar traços específicos dessas vanguardas europeias. Encontraremos influências surrealistas e cubistas nas obras de Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, por exemplo. Já nos textos de Mário de Andrade é possível verificar resquícios do futurismo e do surrealismo.

O resultado de todas essas experiências é visto na Semana de Arte Moderna de 1922ponto alto da confluência dos principais artistas daquele momento e de como todas as vanguardas europeias mudaram o rumo da arte brasileira.

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Agora que você já leu este guia completo das Vanguardas Europeias, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, não esqueça de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Vanguardas Europeias – O que são? Tipos, Influência e Exercícios!

1) As Vanguardas Europeias foram muito importantes para a evolução da arte mundial. Aqui no Brasil, esse movimento deu origem a que outra manifestação artística?

  • a) Realismo.
  • b) Concretismo.
  • c) Modernismo.
  • d) Romantismo.

2) A função dos movimentos vanguardistas foi de introduzir a arte com um pioneirismo inovador, no sentido de estar sempre à frente de seu tempo e de toda manifestação anterior às Vanguardas. Daí deriva o termo francês avant-garde, que, nesse sentido, significa:

  • a) "O que marcha na frente".
  • b) "O que vê o passado como espelho".
  • c) "O que nunca desiste da batalha".
  • d) "O que deve induz os demais".

3) O olhar dos artistas desse movimento se voltava para o futuro, sendo que eles capricharam em suas produções. Nesse sentido, que adjetivo abaixo melhor qualifica tal período?

  • a) Infantil.
  • b) Progressista.
  • c) Perfeccionista.
  • d) Romântico.

4) (Adapta ENEM 2010) O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro "O mamoeiro", de Tarsila do Amaral, identifica-se que, nas artes plásticas, a:

  • a) Imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
  • b) Forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
  • c) Natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
  • d) Imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.

5) Que movimento de vanguarda tinha como objetivo criar uma obra capaz de desconstruir, fragmentar e decompor o objeto sob vários ângulos ao mesmo tempo, sem perder a noção do todo?

  • a) Surrealismo.
  • b) Expressionismo.
  • c) Dadaísmo.
  • d) Cubismo.

6) Qual dos movimentos de vanguarda representa o rompimento com a estética tradicional, a valorização da velocidade das inovações tecnológicas e a expressão da violência?

  • a) Dadaísmo.
  • b) Cubismo.
  • c) Futurismo.
  • d) Surrealismo.

7) O principal fio condutor que fez com que os olhos de artistas brasileiros brilhassem para as Vanguardas Europeias foi a

  • a) Liberdade de expressão na linguagem, nos temas e nos traços.
  • b) Capacidade de unir as técnicas formais de criação com o imaginário.
  • c) Volatilidade com que as obras são consumidas pelo público.
  • d) Homogeneidade das criações.

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