Como o Brasil Império é cobrado na prova do Enem?
Entenda como o tema do Brasil Império é cobrado na prova do Enem e prepare-se bem para gabaritar a prova de história!
O Brasil Império é um período muito importante da história do país. Aconteceram muitas transformações, revoltas e decisões políticas que tiveram impacto por muito anos. Por conta disso, é tema frequente das provas de vestibulares. Confira abaixo alguns pontos que o Brasil Império é cobrado na prova do Enem.
Primeiro Reinado
A primeira parte do Brasil Império que é cobrada na prova do Enem é justamente a fase do Primeiro Reinado.
Aqui, é fundamental observar como aconteceu este processo de emancipação do Brasil. Assim como também compreender as principais características políticas deste período.
Afinal, D. Pedro I elaborou a primeira Constituição em 1824 e gerou crise política por dissolver a Assembleia Constituinte.
Período Regencial
Outro momento muito importante do Brasil foi o período regencial, que aconteceu após a partida de D. Pedro I e antes de D. Pedro II completar a maioridade.
Isso porque a crise política que já existia no momento da ida de D. Pedro I para Portugal se manteve e a ausência de um Imperador intensificou a crise econômica e a insatisfação da população em diversos cantos do país.
Desta forma, é fundamental compreender os processos de formação das principais revoluções que aconteceram neste período.
São os casos da Revolução Farroupilha (1835-1845), no Rio Grande do Sul; Revolta dos Malês (1835), na Bahia; Sabinada (1837-1838), na Bahia; Balaiada (1838-1841), no Maranhão e Cabanagem (1835-1840), no Pará.
Portanto, vale a pena focar nas lutas dessas revoluções e os desfechos de cada uma.
Por fim, é preciso passar pela leitura sobre o Golpe da maioridade, que antecipou a coroação de D. Pedro II como Imperador do Brasil, encerrando assim a instabilidade no país.
Segundo Reinado
Por fim, o Brasil Império é cobrado na prova do Enem com questões referentes ao Segundo Reinado. Neste caso, é importante compreender todo o processo da Escravidão.
Afinal, foi ao longo deste período que aconteceram as principais leis abolicionistas, como a Lei Áurea, que deu fim à escravidão em todo o Brasil.
Outro item importante é a Guerra do Paraguai. Além de ter demandado muitos esforços da nação, foi responsável também pelo enfraquecimento da monarquia e a queda de D. Pedro II.
É importante observar também sobre a produção de Café e o processo político que levou a Proclamação da República.
Você também pode gostar de ler:
O que foi o Período Pombalino no Brasil? Por que tem esse nome?
Deixe seu comentário